O que fazer para o estrabismo não voltar?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sim, o estrabismo pode ser tratado em qualquer adulto. Entre seus tratamentos estão o uso de óculos com lentes especiais chamadas prismas, a aplicação de toxina botulínica (Botox®, Dysport®) no músculo ocular e a cirurgia dos músculos oculares (cirurgia de estrabismo).

Por que o estrabismo pode voltar? Os ajustes que o oftalmologista precisa fazer para alinhar os olhos são calculados em cima de índices e tabelas. Alguns pacientes podem não responder muito bem a esses cálculos. Com isso, o desvio pode voltar.

O estrabismo não pode ser evitado, no entanto, as crianças devem fazer acompanhamento médico com oftalmologista a partir dos 6 meses de idade e depois retornar a partir dos 3 anos até os 5 anos de idade. Já para os adultos, a ida ao oftalmologista deve ser anual, com realização de exames de vista.

A recidiva pode ocorrer logo em seguida ou anos após a primeira cirurgia e o paciente então necessitar de retoque. Os músculos nos quais a cirurgia de estrabismo é realizada são dinâmicos e em geral existe uma chance de 10 a 30% de necessidade de novo procedimento, dependendo do tipo de desvio.

O uso excessivo de telas, principalmente celular, é o principal responsável pelo agravamento de algumas doenças oculares, como o estrabismo.

Cubra o olho mais forte e estimule o olho mais fraco, durante 10 minutos 2 a 3 vezes ao dia; Olhe para todas as direções 10 vezes; Abra e feche os olhos 9 vezes consecutivas.

A primeira condição que pode ocorrer após a cirurgia de estrabismo é a hipocorreção, ou seja, quando houve um déficit na correção do desvio. A incidência de corrigir menos do que deveria é de 22 a 59%. Em outros casos, ocorre o oposto, há uma hipercorreção do desvio.

Em casos de estrabismo
Em casos mais graves, quando o exercício e demais protocolos não forem suficientes, a correção do desalinhamento poderá precisar de cirurgia e, também nesses casos, no pós-operatório de estrabismo com desvio residual, a fisioterapia poderá ser indicada.

Tratamento: A baixa visão pode ser curada, desde que um tratamento adequado se inicie muito cedo, antes dos 2 anos de idade. Depois disso, as possibilidades de cura pioram rapidamente, pois células cerebrais atrofiadas não podem ser recuperadas. É por esse motivo que o estrabismo é uma questão de urgência.

Em adultos, o tratamento pode ser através do uso de óculos, óculos + cirurgia para a correção ou apenas cirurgia. É importante citar que cada caso é distinto e só um médico pode avaliar qual o melhor tratamento.