O que fazer para nunca mais ter aftas?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Como sempre, o melhor remédio para um problema é se prevenir. Uma boa higiene bucal, com a realização de todas as etapas de limpeza, ao menos 3 vezes ao dia, é fundamental para deixar sua boca livre de bactérias e consequentemente, evitando quaisquer tipos de aftas, inflamações e problemas mais graves.

Uma boa forma de curar uma afta na língua mais rápido é escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos 3 vezes ao dia, pois devido à propriedade antisséptica do enxaguante bucal, é possível eliminar uma maior quantidade de microrganismos e, assim, eliminar a afta mais rapidamente.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Frutas cítricas também podem irritar as aftas na boca
Embora sejam fontes de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo, as frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi, também devem ser evitadas por quem possui aftas na boca.

Prevenção: As vitaminas chamadas riboflavinas ou vitaminas B2 são responsáveis por prevenir o aparecimento de aftas e de queiloses (fissuras nos lábios). Embora a vitamina B2 esteja presente em alguns tecidos do corpo, como fígado e rins, ela não é armazenada de forma acentuada.

Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

Recomendações em caso de afta
Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos); Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns; Se as lesões durarem mais de três semanas; Se surgirem lesões nos lábios.

Uma afta geralmente cicatriza num período de até 21 dias e quando isso não ocorre, deve-se ligar o alerta, pois pode significar que a ferida seja o sintoma de uma doença mais grave, como câncer de cabeça ou pescoço.

De acordo com a nutricionista, embora na literatura científica não exista um alimento específico que vai causar afta, o recomendado é, se estiver com afta, evitar os alimentos muito quentes ou gelados, por piorarem a sensação de dor, e os alimentos ácidos, como limão, laranja, abacaxi, pimenta, café, chocolate e ...

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac

Para tratar as aftas, deve misturar uma colher de sopa do vinagre com meia chávena de água quente. De seguida enxague a boca com esta solução durante um ou dois minutos. Enxague bem a boca com água simples. Pode continuar a repetir este procedimento todas as manhãs e noites, até que a afta cicatrize.

Alívio natural
As opções incluem enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.

Existem três formas de aftas, conhecidas clinicamente como estomatite aftosa : Estomatite aftosa menor : são feridas com menos de 1 centímetro de diâmetro. Se curam em cerca de 1 semana, sem deixar cicatrizes; Estomatite aftosa maior : são feridas com mais de 1 centímetro de diâmetro.

A dica para distinguir ambas as lesões é o tempo de evolução, que costuma ser curto nas aftas simples, mas não melhora nas lesões malignas. A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz.