O que fazer para limpar a vesícula?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 18 votos

De acordo com médicos especialistas, a única solução para o problema é a cirurgia. As dietas detox, utilizadas com a intenção de eliminar toxinas do corpo, são bastante populares na internet.

Um tratamento caseiro que pode ser usado para pedra na vesícula é o chá de bardana e boldo, que ajuda reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras.

Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras. Outras frutas que não são necessariamente do gênero Citrus, mas também contêm boas quantidades da vitamina são acerola e kiwi.

O tratamento para pedras na vesícula pode ser feito através de medicamentos, com o objetivo de diluir o cálculo quando o colesterol é a principal causa. Mas, a cirurgia continua sendo o método mais indicado.

Problemas na vesícula biliar
Os cálculos biliares causam muita dor quando se acumulam na vesícula biliar. O suco de limão tem características antimicrobianas que reduzem infecções na vesícula biliar. Além disso, o ácido cítrico do limão ajuda a dissolver cálculos biliares.

Sintomas de vesícula inflamada
Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas. Vômitos frequentes. Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)

O consumo de açúcar, grãos refinados e refrigerantes no estudo divulgado pelo Journal of Health Population and Nutrition esteve associado a um risco aumentado de doença da vesícula biliar.

Vinagre de maçã: esse vinagre contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor. Para preparar esse remédio caseiro, basta dissolver duas colheres do vinagre em água morna; Magnésio: Ajuda a aliviar os espasmos da vesícula biliar e no bom funcionamento do organismo de modo geral.

Como desintoxicar o fígado: dieta, chás e outras opções

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

O limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca , que é antibacteriana. Em geral a mistura ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

Uma misturinha de 1 colher de sopa de azeite com um limão espremido é um santo remédio para o organismo. Além de promover um detox, ajuda a se livrar de pedras da vesícula.

Medicamentos para aliviar a dor (ibuprofeno, paracetamol) podem ser úteis para controlar a dor. Algumas pessoas podem precisar de antibióticos se houver sinais de infecção do duto da vesícula biliar ou bile.

Para melhorar o estado de saúde durante a litíase biliar é bom evitar alimentos flatulentos e aqueles que estimulam as secreções digestivas como: café, chá, suco de laranja e bebidas alcoólicas. Também não são aconselhadas as carnes vermelhas, as frituras, picantes e produtos que contenham glúten.

O procedimento cirúrgico, chamado de colecistectomia, consiste na remoção da vesícula biliar com as pedras. Tecnicamente, não é viável retirar apenas os cálculos. Além disso, novas pedras podem se formar em pouco tempo, sendo recomendável, portanto, retirar todo o órgão.

Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras.

“A água com limão pode ajudar a iniciar o processo de digestão pela manhã”, diz a profissional, acrescentando que também auxilia no combater da indigestão, azia e inchaço. Além disso, o limão é conhecido por estimular a produção de sucos biliares e gástricos e, portanto, pode prevenir a formação de gases.