O que fazer para evitar o esporão de calcâneo?

Perguntado por: uassuncao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Há alguns hábitos e práticas simples que podem auxiliar a prevenir o esporão do calcâneo, são elas:

  1. Alongamentos adequados antes de iniciar a atividade física;
  2. Uso de calçado adequado para o esporte ou atividade física;
  3. Manter um peso saudável, evitando o sobrepeso e a obesidade.

Fortalecer a musculatura da planta do pé, fazendo exercícios físicos regularmente; Não fazer corridas ou saltos sem a adequada preparação da musculatura do pé; Usar calçados adequados às diversas práticas esportivas; Fazer rolamentos com uma bola elástica (aquelas que têm umas pontas mais salientes) nos pés.

Prescrição de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios - por exemplo, o ibuprofeno, geralmente sob a forma de comprimidos e/ou pomada, atua de forma a aliviar a dor e a reduzir a inflamação. A utilização deste tipo de tratamento medicamentoso deve ser sempre realizada de acordo com a prescrição médica.

A formação de um esporão do calcâneo ocorre quando a fáscia plantar, tecido que reveste a face plantar do pé (sola), faz excessiva tração sobre o calcanhar - movimento comum em corridas, jogos de futebol e outras atividades que demandam bastante dos pés.

Existem alguns anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) que podem ser utilizados para tratar o esporão nos pés, como o ibuprofeno, o diclofenaco e o naproxeno.

A condição tem a idade como um importante fator de risco. Pessoas acima dos 40 anos de idade têm mais chance de desenvolver o esporão. Outros fatores de risco envolvem a obesidade e a prática de atividades físicas intensas que colocam bastante estresse sobre os pés, como corrida e futebol, por exemplo.

Diprospan® é uma suspensão aquosa injetável estéril de dipropionato de betametasona e fosfato dissódico de betametasona. Cada mL de Diprospan® contém 5mg de betametasona como dipropionato e 2mg de betametasona como fosfato dissódico, em veículo estéril tamponado e conservado.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

dor na sola do ; dor intensa, similar a uma pontada ou uma facada, ao apalpar o calcanhar ou mesmo ao apoiar peso do corpo no calcanhar; dor que melhora ao ficar com os pés repousados e piora ao fazer atividades como subir escadas ou caminhar; inchaço no calcanhar e no tornozelo.

Palmilha com ponto azul
Por fim, esse modelo tem uma elevação na região próxima do calcanhar. Assim, é o mais indicado para quem sofre problemas nesta região, como fascite plantar e esporão.

Qual a diferença? Muita gente confunde as duas patologias, mas elas são diferentes. Basicamente, enquanto a fascite plantar inflama o tecido fibroso (fascite), o esporão é um crescimento do osso que causa protuberância óssea no osso calcâneo.

Sentado com o joelho dobrado, segure o calcanhar com uma mão e na outra puxe o “dedão do pé” para cima. Mantenha por 30 segundos. Repita no outro pé. Sentado coloque uma coloque uma toalha abaixo do pé e depois vá puxando a toalha com a ponta dos dedos dos pés.

Ambos o gelo e a água quente podem ser eficazes para aliviar a dor de um esporão no pé. No entanto, o gelo é geralmente o método mais recomendado para tratar a inflamação e a dor causadas por esporões. O gelo ajuda a reduzir a inflamação e a dor ao diminuir o fluxo sanguíneo para a área afetada.

Para aliviar a dor causada pelo esporão de galo é possível recorrer a métodos simples, como repouso, compressas de gelo, dieta para perder peso, massagem nos pés e alongamento da perna e também a fáscia.