Como fazer exercício para esporão no calcanhar?

Perguntado por: agentil8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Fique de pé com os pés afastados e levante os calcanhares do chão o máximo que puder. Mantenha-se por cinco segundos e depois retorno à posição normal. Repita 10 a 15 vezes. Isso vai ajudar a fortalecer os músculos em seus pés e reduzir a dor no calcanhar.

Prescrição de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios - por exemplo, o ibuprofeno, geralmente sob a forma de comprimidos e/ou pomada, atua de forma a aliviar a dor e a reduzir a inflamação. A utilização deste tipo de tratamento medicamentoso deve ser sempre realizada de acordo com a prescrição médica.

Para aliviar a dor do esporão existem tratamentos simples, como o uso de palmilhas ortopédicas de silicone e a massagem nos pés, mas também é importante fazer alongamentos com a perna e o pé. Outras opções são a fisioterapia, a terapia com ondas de choque e em último caso, tem-se a cirurgia para remover o esporão.

Existem alguns anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) que podem ser utilizados para tratar o esporão nos pés, como o ibuprofeno, o diclofenaco e o naproxeno.

Causas do esporão de galo
O esporão de galo é como uma reação à tensão e o desgaste a que os ligamentos do pé estão submetidos, como excesso de peso e mesmo o estresse causado pela fascite plantar.

A formação de um esporão do calcâneo ocorre quando a fáscia plantar, tecido que reveste a face plantar do pé (sola), faz excessiva tração sobre o calcanhar - movimento comum em corridas, jogos de futebol e outras atividades que demandam bastante dos pés.

Fique de pé de frente para uma parede com os braços estendidos, as palmas das mãos contra a parede e os pés ligeiramente atrás de você. Empurre suavemente para a parede até sentir um alongamento nos músculos da panturrilha. Mantenha essa posição por 20 segundos, depois relaxe e repita 10 vezes.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Ambos o gelo e a água quente podem ser eficazes para aliviar a dor de um esporão no pé. No entanto, o gelo é geralmente o método mais recomendado para tratar a inflamação e a dor causadas por esporões. O gelo ajuda a reduzir a inflamação e a dor ao diminuir o fluxo sanguíneo para a área afetada.

Para aliviar a dor causada pelo esporão de galo é possível recorrer a métodos simples, como repouso, compressas de gelo, dieta para perder peso, massagem nos pés e alongamento da perna e também a fáscia.

Diprospan® é uma suspensão aquosa injetável estéril de dipropionato de betametasona e fosfato dissódico de betametasona. Cada mL de Diprospan® contém 5mg de betametasona como dipropionato e 2mg de betametasona como fosfato dissódico, em veículo estéril tamponado e conservado.

Sentado com o joelho dobrado, segure o calcanhar com uma mão e na outra puxe o “dedão do pé” para cima. Mantenha por 30 segundos. Repita no outro pé. Sentado coloque uma coloque uma toalha abaixo do pé e depois vá puxando a toalha com a ponta dos dedos dos pés.

A fascite plantar pode ser um distúrbio benigno, mas, se não tratada adequadamente, pode ser incapacitante e associada a dor moderada a intensa. Cerca de 70/80% dos pacientes com fascite plantar apresentam redução dos sintomas em 9-12 meses, mas pelo menos 5-10% requerem liberação cirúrgica da fáscia plantar.

A condição tem a idade como um importante fator de risco. Pessoas acima dos 40 anos de idade têm mais chance de desenvolver o esporão. Outros fatores de risco envolvem a obesidade e a prática de atividades físicas intensas que colocam bastante estresse sobre os pés, como corrida e futebol, por exemplo.

A maioria das pessoas que apresentam esse tipo de dor no calcanhar fica melhor dentro de um ano, mesmo que elas não sejam tratadas. Oriente seu paciente a: Descansar – Dê o seu pé a chance de curar com o repouso.