Quais são as causas do esporão de calcâneo?

Perguntado por: dbittencourt2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

A formação de um esporão do calcâneo ocorre quando a fáscia plantar, tecido que reveste a face plantar do pé (sola), faz excessiva tração sobre o calcanhar - movimento comum em corridas, jogos de futebol e outras atividades que demandam bastante dos pés.

O esporão no calcanhar surge devido ao acúmulo de cálcio debaixo do pé ao longo de vários meses, que acontece devido ao excesso de pressão sobre o mesmo local e principalmente devido ao aumento da tensão sobre a fáscia plantar, que é um tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos.

Diversos fatores podem contribuir para o surgimento de esporão calcâneo, dentre eles a prática de esportes que implicam em forte impacto sobre os pés, como dança, balé, corrida, futebol e salto; uso de sapatos inadequados, como salto muito alto, apertados ou deformados; obesidade e sobrepeso; pé chato ou cavo; etc.

O tratamento inicial para fasciíte plantar, também chamada de esporão do calcanhar, é fisioterapia, exercícios, uso de palmilhas e anti-inflamatório. Entretanto, algumas pessoas não melhoram com nada disso e sofrem anos com a dor no pé, mais especificamente na região do calcanhar.

Esporão do calcâneo e fascite plantar têm cura? Em primeiro lugar, os tratamentos para esporão do calcâneo ajudam a reduzir as dores e a inflamação, principalmente, na fase mais aguda da doença. No entanto, como é uma saliência óssea, os procedimentos não são capazes de fazer com que ela desapareça, somente a cirurgia.

A maioria das pessoas que apresentam esse tipo de dor no calcanhar fica melhor dentro de um ano, mesmo que elas não sejam tratadas. Oriente seu paciente a: Descansar – Dê o seu pé a chance de curar com o repouso.

Se você quer saber se quem tem esporão pode fazer caminhada, a resposta é sim.

Alguns alimentos que contém muito açúcar como os grãos refinados, a gordura saturada na carne vermelha e as gorduras ómega 6 presentes em muitos óleos vegetais, como o milho, a soja e os óleos de girassol, favorecem o aparecimento de inflamação do tecido o que pode afetar a saúde dos seus pés.

A condição tem a idade como um importante fator de risco. Pessoas acima dos 40 anos de idade têm mais chance de desenvolver o esporão. Outros fatores de risco envolvem a obesidade e a prática de atividades físicas intensas que colocam bastante estresse sobre os pés, como corrida e futebol, por exemplo.

dor na sola do pé; dor intensa, similar a uma pontada ou uma facada, ao apalpar o calcanhar ou mesmo ao apoiar peso do corpo no calcanhar; dor que melhora ao ficar com os pés repousados e piora ao fazer atividades como subir escadas ou caminhar; inchaço no calcanhar e no tornozelo.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Em alguns casos, o esporão do calcâneo pode ser assintomático (sem sintomas). Noutros casos, pode provocar dor no calcanhar que pode ser em alguns casos bastante intensa e gerar até problemas de mobilidade, pela dor ao colocar o pé no chão para andar.

Muita gente confunde as duas patologias, mas elas são diferentes. Basicamente, enquanto a fascite plantar inflama o tecido fibroso (fascite), o esporão é um crescimento do osso que causa protuberância óssea no osso calcâneo.

Ambos o gelo e a água quente podem ser eficazes para aliviar a dor de um esporão no pé. No entanto, o gelo é geralmente o método mais recomendado para tratar a inflamação e a dor causadas por esporões. O gelo ajuda a reduzir a inflamação e a dor ao diminuir o fluxo sanguíneo para a área afetada.

Infiltrações na região do pé
Em alguns casos, o ortopedista pode julgar necessário uma aplicação mais direta de medicamentos para aliviar o problema. Isso pode ser feito por meio de infiltrações de anestésicos, corticosteroides com ação antiinflamatória ou mesmo de toxina botulínica.

Descanso: dar tempo suficiente para o pé descansar e se recuperar pode ajudar a aliviar a dor. Evite atividades físicas intensas e fique em repouso sempre que possível. Aplicação de gelo: aplicar gelo na área afetada pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.