O que é espasmos nervosos?

Perguntado por: dmarques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

A contração muscular espasmódica acontece quando um nervo é equivocadamente estimulado ou sofre algum problema que faz com que as fibras do músculo reajam involuntariamente.

As causas mais recorrentes para o espasmo muscular são os estresses físico e emocional, o consumo abusivo de álcool, a falta de vitaminas B1, B5 e B6, a desidratação, a fratura óssea, o estiramento muscular ou dos ligamentos, o sono ruim, a sobrecarga muscular e o uso de alguns tipos de medicamentos.

Os sintomas adicionais dos espasmos musculares são:

  1. movimentos lentos;
  2. músculos enrijecidos ou paralisados;
  3. formigamento ou dormência;
  4. fraqueza;
  5. coordenação motora debilitada;
  6. dor muito intensa.

Algumas formas de aliviar ou tratar os espasmos para que se tenha uma qualidade de vida melhor!

  1. Medicamentos;
  2. Limitar o uso de cafeína;
  3. Fisioterapia;
  4. Acupuntura;
  5. Manter a alimentação equilibrada.

Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra. Christine Maria Muniz.

Quando o músculo recebe o espasmo, ele retrai toda a fibra, causa uma rigidez, perdendo a condição de força e diminuindo a nutrição e oxigenação da fibra muscular. A fisioterapia vai restabelecer a condição do músculo e do movimento a partir de alongamentos e exercícios”, afirma.

Cremes tópicos anti-inflamatórios com lidocaína, cânfora ou mentol podem ajudar a aliviar a dor. Usar uma almofada de aquecimento para relaxar os músculos tensos. Algumas horas depois que o espasmos passar, se os músculos ainda estiverem doloridos, uma bolsa de gelo pode ajudar a acalmar a inflamação e aliviar a dor.

Os espasmos musculares podem ser um sinal de doenças como a distonia, uma condição neurológica que é capaz de causar espasmos musculares dolorosos, além de ser um sinal de lesão por esforço repetitivo e hipocalemia, uma deficiência de cálcio.

ERVA CIDREIRA (Melissa officinalis) – utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante.

Determinados medicamentos, estimulantes como a cafeína, privação de sono, fadiga excessiva, praticar exercícios físicos antes de dormir e ansiedade podem agravar os espasmos noturnos.

Entre os sintomas psíquicos, os aspectos essenciais são a preocupação constante e receios, como medo de ficar doente, de que algo negativo aconteça com seus familiares, de não conseguir cumprir com compromissos profissionais ou financeiros. Ao longo do transtorno, é comum a preocupação mudar de foco.

O que é crise de ansiedade? Crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Logo, atividade física regular sob orientação de professional habilitado, hidratação, alimentação equilibradas e técnicas de relaxamento podem ajudar a prevenir os espasmos musculares. Lembrando que o excesso também poderá ser ruim, como a prática extenuante de atividade física.