Quando acordo não consigo pisar no chão?

Perguntado por: lfreitas5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Traumas, doenças (como a tendinite) calos, calçados inadequados ou formas de pisar que não ajudam muito, são alguns dos fatores que podem causar dor no calcanhar, ao acordar e em outros momentos.

De acordo com o ortopedista Paulo Kanaji, outras possíveis doenças que têm a dor no pé ao pisar como sintoma são esporão do calcâneo, bursite no calcanhar, tendinite no calcâneo e doença de Haglund. As causas mais comuns da dor no pé ao pisar estão diretamente relacionadas ao estilo de vida do paciente.

A dor ao pisar no chão pode ser causada por vários fatores, incluindo fascite plantar, tendinites, esporão de calcâneo, inflamação da bursa, entre outros. Algumas condições médicas, como artrite, neuropatia diabética e fascite noturna, também podem causar dor no calcanhar ao pisar.

A fascite plantar pode ser um distúrbio benigno, mas, se não tratada adequadamente, pode ser incapacitante e associada a dor moderada a intensa. Cerca de 70/80% dos pacientes com fascite plantar apresentam redução dos sintomas em 9-12 meses, mas pelo menos 5-10% requerem liberação cirúrgica da fáscia plantar.

Quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo tenta lhe dizer que algo não está certo. Se você tem sido o suporte de várias situações que acontecem na sua vida e isso tem te deixando constantemente irritado, este padrão de pensamento repetitivo pode inflamar a fáscia plantar.

Causas para dor no calcanhar ao acordar
Afinal, todo o movimento do passa por ele. Traumas, doenças (como a tendinite) calos, calçados inadequados ou formas de pisar que não ajudam muito, são alguns dos fatores que podem causar dor no calcanhar, ao acordar e em outros momentos.

Exames de imagem, como radiografias, não são capazes de identificar a fascite plantar, mas o médico especialista pode requisitar outros exames, como a ultrassonografia e a Ressonância Nuclear Magnética, para avaliar o grau de acometimento da fáscia plantar e descartar outras patologias que provocam sintomas semelhantes ...

Aplicação de gelo: aplicar gelo na área afetada pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Coloque gelo em uma bolsa ou toalha e aplique no pé por 15 a 20 minutos várias vezes ao dia.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Os sintomas comuns incluem uma dor leve no terceiro ou quarto pododáctilo, que progride para uma sensação de queimação ou formigamento. O diagnóstico é baseado no histórico da pessoa e em um exame dos pés.

Portanto, podemos citar como opções de tratamento natural para fascite plantar:

  1. Massagens na região da sola do pé;
  2. Uso de gelo;
  3. Descanso;
  4. Utilização de calçados com sistema de amortecimento adequado;
  5. Acompanhamento fisioterapêutico.