O que fazer para diminuir os gases do feijão?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Contudo, existem algumas formas de reduzir os gases formados durante a digestão do feijão e uma delas é deixar ele de molho. Com esta técnica, a etapa de cozimento é acelerada e alguns componentes do feijão considerados antinutricionais (oligossacarídeos não digeríveis, fitatos) são dissolvidos ou eliminados.

Facebook

  1. Deixe o feijão de molho a noite inteira, por um. período de pelo menos 12 horas. No dia seguinte, troque a água e só então cozinhe. Esse “tratamento” ...
  2. Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água. fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10. minutos. ...
  3. Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
De acordo com a gastroenterologista e nutróloga Christian Kelly Ponzo, os fitatos são considerados antinutrientes, e estão presentes nessa leguminosa. “Eles são irritativos para o nosso sistema digestivo, causando sintomas gastrointestinais ou dificultando a absorção do alimento.

As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Como tirar o gás do feijão com limão
Deixar o feijão de molho com limão é bem simples: basta espremer meio limão na água com o feijão e depois adicionar algumas rodelas no recipiente. Os grãos devem ficar de oito a 12 horas na água. Não há necessidade de deixar o feijão de molho por mais de 24 horas.

Se você também ama fazer aquele feijão bem temperado na panela de pressão, anote este segredinho: uma colher de sopa de vinagre de maçã Minhoto evita que depois de pronto ele forme aquela espuma que pode estragá-lo mais rápido.

A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento.

Felizmente, você pode contornar o desconforto com uma prática simples. É só deixar o feijão de molho por 12 horas antes de cozinhá-lo. Na hora de colocar na panela, descarte a água do molho e cozinhe com uma água nova. Com esse processo, o grão se torna mais digerível e o fitato é eliminado, diminuindo as flatulências.

(chá) de gengibre

Gengibre - Ideal para quando a comida pesar no estômago, pois melhora a digestão e ajuda a reduzir a produção de gases. Coloque uma colher (chá) de gengibre ralado em uma xícara de chá de água quente, abafe por dez minutos e coe. Erva-doce - Ajuda a minimizar os gases já formados, que causam inchaço e até cólicas.

A principal função do molho com limão é combater as substâncias que podem afetar negativamente a absorção de nutrientes ou causar outros problemas de saúde. Assim, ao colocar o feijão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, combatendo a sensação de mal-estar após consumi-lo.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.