Quanto tempo o álcool fica no sangue da pessoa?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Para eliminar metade do álcool consumido, pesquisadores apontam que é preciso de 4 a 6 horas e para eliminar todo esse álcool mais horas ainda.

3 horas

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Dirija apenas 24 horas depois de beber
Embora a metabolização completa do álcool aconteça em até 6 horas, não é recomendado dirigir no mesmo dia em que se bebe. Isto porque, mesmo depois de eliminado do organismo, o álcool provoca alguns efeitos adversos que podem atrapalhar a concentração no trânsito.

3ª semana. O consumo excessivo de álcool contribui para a elevação de gordura no fígado. A partir da terceira semana sem consumir a substância, o órgão começa a se regenerar, reduzindo a inflamação.

  1. Água de coco. ...
  2. Chá de Erva Cidreira. ...
  3. Chá de Hortelã ...
  4. Vegetais crucíferos. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Frutas Ricas em Vitamina C. ...
  7. Gengibre. ...
  8. Beterraba.

Dicas para diminuir a ação do álcool no organismo

  1. Beba água!! Suco, água de coco, água mineral e chá são ótimas alternativas para diminuir as dores de cabeça, a tontura e a sede em excesso.
  2. Durma bem! ...
  3. Coma alimentos leves! ...
  4. Conte com a gente!

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café

Em média, uma lata de cerveja (355 ml) contém 14 gramas de álcool, o que significa que duas latas de cerveja correspondem a 28 gramas de álcool por pessoa. O álcool é metabolizado a uma taxa média de 0,015 gramas por hora, o que significa que levam cerca de 2 horas para metabolizar 28 gramas de álcool.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

De acordo com pesquisas, o nosso corpo leva em torno de 1 hora para eliminar uma dose de bebida alcoólica.

Trata-se do Myrkl, medicamento que promete acabar com a ressaca da bebedeira e garantir o vigor no dia seguinte. Segundo ofabricante, o remédio funciona por até 12 horas no organismo e decompõe o álcool no intestino antes de chegar ao fígado.

Em regra geral quanto maior a quantidade e o tempo de consumo, maior a chance de desenvolver danos ao fígado. Consumos diários em torno de 20-40 gramas de álcool em mulheres e 80 gramas em homens levam ao desenvolvimento de cirrose em aproximadamente 10 anos.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Consumir as frutas que tem potencial antiinflamatório e alimentos de coloração arroxeada, como repolho roxo ou a beterraba também ajudam o fígado mais limpo”, diz Silvia Ferolla, nutricionista.

Beba bastante água — Além de hidratar, a água estimula a circulação sanguínea, o que ajuda a purificar o sangue, além de fazer os rins trabalharem, auxiliando na filtragem do que foi ingerido. Sem contar que água contribui para a formação do bolo alimentar, o que melhora o funcionamento intestinal e regula a excreção.