Pode colocar bicarbonato de sódio no feijão?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Esse é um aditivo alimentar, um composto químico, utilizado no molho em alguns restaurantes, para diminuir o tempo de cozimento, principalmente do feijão. A Anvisa libera este aditivo, de forma moderada, uma vez que ele não modifica os nutrientes do alimento.

Acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio na água do molho do feijão irá aliviar os gases presentes no grão - e deve melhorar a sua experiência de um bom arroz com feijão.

O bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento, principalmente em receitas como biscoitos e cupcakes, por não possuírem muita massa. Porém, um não é substituído pelo outro, por isso fique atento à receita que você esta fazendo e à quantidade exigida por ela.

É um poderoso antiácido
Portanto, uma dica legal é incorporar ao preparo do feijão. Misture uma colher (chá) de bicarbonato de sódio à água e deixe o feijão de molho. Isso irá te ajudar a reduzir aqueles gases indesejáveis depois de comer feijão.

Lavar o alimento em água corrente, Escovar para retirar as impurezas superficiais. Adicionar a uma vasilha a proporção de 1 litro de água para 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe agir por 30 minutos e, após esse tempo, enxágue o alimento em água corrente, seque e armazene sob refrigeração.

Feijão: Deixe de remolho por 8 horas
Assim como nossas avós faziam, uma forma de evitar gases com o consumo do feijão é pondo de remolho de um dia para outro. Dessa forma também se neutraliza o ácido fítico, um fator antinutricional que, quando ingerido, dificulta a absorção de minerais como cálcio, ferro e magnésio.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Bicarbonato de Sodio. Hipopotassemia, com administração excessiva; Inchaço dos pés e partes inferiores das pernas, com doses elevadas; alcalose metabólica e hipernatremia, com doses elevadas ou em insuficiência renal; hipercalemia, com uso prolongado.

Isso porque ajuda os níveis de PH do estômago, criando um ambiente alcalino e diminuindo a acidez do estômago. “O bicarbonato faz parte da composição do 'Sal de Frutas', muito utilizado em casos de azia e má digestão”, completa a nutricionista.

O bicarbonato de sódio é eficaz para aliviar os sintomas da azia. Na verdade, o próprio pâncreas humano produz naturalmente a substância para proteger o intestino. Como um antiácido natural absorvível, o bicarbonato de sódio neutraliza rapidamente o ácido estomacal e alivia os sintomas do refluxo.

Bicarbonato de Sódio, para o que é indicado e para o que serve? O bicarbonato de sódio é indicado na parada cardíaca, acidose metabólica nos casos de diabetes, diarréia, intoxicações por ácidos exógenos ao organismo (bórico e salicílico), retenção de ácidos não voláteis, uremia, acidose lática.

Deixe de molho em água fervendo por 1h
Caso você não disponha de 12h para deixa-lo de molho, a solução é acelerar o processo. Coloque os grãos em uma vasilha, e coloque água fervendo até que eles estejam cobertos, e deixe-os por, pelo menos, 30 minutos.

Você pode usar bicarbonato de sódio em diversas partes da limpeza doméstica, você pode adicionar ele com vinagre e água para desentupir pias, neutralizar odores, retirar gordura e manchas. O que muda é sempre a quantidade e a forma de como aplicar, que variam conforme a tarefa a ser executada.

Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico. Mas não exatamente ajuda a dizimar bactérias, já que a presença desses microrganismos no feijão não passa de um boato.