O que fazer para baixar os lipídios?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

A dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer.

No âmbito dos remédios naturais para eliminar o excesso de triglicérides no sangue, você pode consumir um dente de alho por dia. Graças a todos seus benefícios e propriedades que mantêm a gordura em um nível equilibrado.

Suco de beterraba com maçã
A beterraba é um vegetal com grande quantidade de fibras, assim como a maçã e, por isso, quando juntas ajudam a diminuir tanto os triglicerídeos quanto o colesterol LDL, também chamado de colesterol "mau".

Café da manhã

  • Pão integral.
  • Queijo minas frescal light.
  • Leite semi-desnatado.

Inúmeros trabalhos científicos mostram que a uma dieta constituída de muita gordura, colesterol, excesso de calorias e poucas fibras é o que mais eleva os lipídeos na população.

O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. As células de gordura estão localizadas sob a pele, abaixo da derme (região subcutânea) e entre as vísceras. São formadas por triglicerídios (união de três ácidos graxos livres com uma molécula de glicerol).

4 dicas para baixar os triglicerídeos alto

  1. Faça atividades físicas.
  2. Diminua o consumo de gorduras.
  3. Diminua o consumo de carboidratos simples.
  4. Aumente o consumo de Ômega 3.

EVITE: Arroz branco, pães, massas e salgados feitos com farinha de trigo comum, farinha de mandioca. Açúcares, mel, melado, caldo de cana, leite condensado. Doces em calda, pé de moleque, paçocas, doces de padaria, chocolates e guloseimas em geral.

Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

Opte pelas frutas mais ricas em fibras, como laranja, ameixa e maçã. Os alimentos com este nutriente aumentam o trânsito intestinal, diminuindo, assim, a absorção do que é ingerido.

Abacate
Apesar do abacate ser altamente calórico, ele é rico em gorduras monoinsaturadas que são benéficas ao organismo. Porém, é preciso moderar o consumo dessa fruta para que, de fato, seus benefícios se manifestem no organismo. As gorduras monoinsaturadas ajudam a diminuir o colesterol e a reduzir os triglicérides.

Alimentos para reduzir o colesterol ruim

  • Oleaginosas. As oleaginosas são castanhas, nozes, avelã, amêndoa, castanha-do-pará, castanha de caju, e assim por diante. ...
  • Abacate. ...
  • Canela. ...
  • Soja. ...
  • Vinho. ...
  • Linhaça. ...
  • Laranja. ...
  • Chocolate amargo.

O ovo em excesso pode elevar outro colesterol que se chama LDL. evite abusar de ovos. No máximo dois ao dia.

Então, é preciso liberá-las em forma de energia e fazer mudanças na alimentação.

  1. Ter um peso saudável. Os triglicerídeos desempenham a função de reserva energética do nosso corpo. ...
  2. Comer mais fibras. ...
  3. Escolha as gorduras certas. ...
  4. Consuma mais alimentos ricos em ômega-3. ...
  5. Reduza o consumo de álcool.

Salmão, atum, sardinha, sementes de chia e de linhaça são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Esse composto é uma gordura insaturada que reduz os níveis de triglicerídeos no sangue. Portanto, substitua a carne vermelha das refeições por esses peixes e inclua outros alimentos ricos em ômega 3 em sua dieta.

A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.