O que fazer para aumentar a imunidade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente das células de defesa. Beber, no mínimo, dois litros de água mineral ou filtrada todos os dias é suficiente para fortalecer a imunidade. Chás, sucos e leites vegetais não entram nessa conta.

Então, a ingestão de alimentos com ácido fólico é excelente para cuidar da saúde, já que favorecerá a defesa natural contra infecções. Uma dica é consumi-los juntamente a uma fonte de Vitamina C — ela potencializa a absorção de ferro! Por exemplo, consuma brócolis no almoço e, de sobremesa, fatias de abacaxi.

ácido ascórbico

Avitamina C(ou ácido ascórbico) é uma das mais famosas quando o assunto é sobre vitaminas para aumentar a imunidade. Além disso, ela tem outras funções importantes no nosso organismo, como facilitar a absorção de ferro e combater os radicais livres. Ela é encontrada principalmente em frutas cítricas, como a laranja.

5 alimentos que vão turbinar a sua imunidade

  • Frutas cítricas. As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. ...
  • Alho. ...
  • Iogurte Natural.

Muitas vezes, quem tem o sistema imunológico mais fraco apresenta sintomas simples e facilmente perceptíveis como tontura, queda de cabelo e unhas quebradiças. Se você costuma ter gripes ou infecções respiratórias repetidamente, em curtos intervalos, também pode ser um forte indício.

Vitaminas para imunidade baixa

  • Vitamina C.
  • Vitamina E.
  • Vitamina D.
  • Vitamina A.
  • Zinco.
  • Selênio.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

Os exames de sorologia também são comuns na avaliação da imunidade. A análise é feita a partir do líquido separado do sangue após a coagulação (soro). Com esse estudo, é possível identificar as imunoglobulinas das classes IgM e IgG, específicas para determinado antígeno que o indivíduo foi previamente exposto.

Limão, laranja, morango e mexerica são ótimos exemplos de potencialização do mesmo. Os dois primeiros, inclusive, também são ricos em potássio, magnésio e outras propriedades, como vitaminas do complexo B e entrega de fibras.

Chá de gengibre

Chá de gengibre
Essa é uma das opções de chá para aumentar a imunidade, além de trazer outros benefícios ao corpo. O gengibre tem ação anti-inflamatória, atuando na digestão e também na pele.

Alguns temperos são remédios da natureza e auxiliam muito no aumento da imunidade. A cúrcuma ou açafrão da terra, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. O gengibre, além de eliminar as bactérias nocivas ao organismo, aumenta as defesas do corpo.

Estresse, dormir pouco, alimentação desequilibrada, obesidade, tabagismo, drogas, sexo sem proteção, alcoolismo e vida desregrada são causas da baixa imunidade. É o caso da Aids, que ataca diretamente os chamados linfócitos T, uma das mais importantes células de defesa.

Exames de sangue são indicados para avaliar o sistema imunológico. Nesses casos, além de buscar atendimento médico para um diagnóstico adequado e tratamento dos sintomas, vale a pena realizar exames para saber como está o seu sistema imunológico.

Gengibre: pode auxiliar no suporte ao sistema imune com base na ação antioxidante e anti-inflamatória; Canela: os bioativos da canela também contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo na prevenção de infecções virais e estimulando a imunidade do organismo.

Para crianças, a ingestão recomendada é de uma média de 30mg ao dia. Gestantes, lactantes, fumantes ou pessoas com doenças associadas têm recomendações diferenciadas. Uma a duas porções de frutas cítricas como, por exemplo, uma laranja bahia média (120g) ao dia, pode garantir o aporte mínimo da vitamina.