O que fazer em caso de Covid-19?

Perguntado por: ofigueiredo . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Aqueles com suspeita ou com covid-19 confirmada, assim como as pessoas que moram em sua residência, devem ser acompanhados pela equipe de saúde, presencialmente, pelo telefone ou por aplicativos. Todos devem realizar isolamento doméstico.

Toda pessoa com sintomas respiratórios, suspeita ou confirmada para COVID-19, que não precisar ficar internada, deve permanceer em isolamento domiciliar por no mínimo 10 dias a partir do início dos sintomas. Os contatos intra-domiciliares, mesmo que assintomáticos devem permanecer em isolamento por 14 dias.

- Pacientes que testaram positivo e estão com sintomas leves e moderados: sete dias de isolamento a partir do início dos sintomas; caso os sintomas persistam, deverá manter o isolamento até o décimo dia.

No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo: Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Embora seja pouco provável que uma pessoa continue a transmitir o vírus dias após o início dos sintomas, é possível que isso aconteça. Contudo, após o décimo dia, é muito difícil contaminar outras pessoas, mesmo se o teste continuar dando positivo.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Por isso, a maioria das pessoas apresenta apenas sintomas leves e recupera-se após alguns dias. Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave.

Geralmente os anticorpos só são produzidos em quantidades identificáveis pelos testes 8 dias após a contaminação. Por isso, indicamos o teste rápido para confirmação do diagnóstico apenas 8 dias após o início dos sintomas.

A duração média de positividade do RT-PCR após o início dos sintomas foi de 27,9 dias [intervalo de confiança de 95% (IC 95%) de 23,3 a 32,5], enquanto a duração média de isolamento de vírus replicantes foi de 7,3 dias (IC95% de 5,7 a 8,8).

Medicamento antitérmicos, como dipirona e paracetamol, também auxiliam no controle. Como o vírus afeta a respiração, outra recomendação é utilizar umidificador de ar no quarto e tomar banho quente. Essa indicação serve para aliviar a tosse e dor de garganta.

Pessoas infectadas por covid-19 que estejam apresentando crises de broncoespasmo e acúmulo de líquidos dentro e fora dos pulmões, podem apresentar uma evolução desfavorável. O broncoespasmo significa que o processo inflamatório da covid-19 está provocando o fechamento dos ductos por onde o ar que respiramos passa.

dificuldade intensa para respirar ou desconforto respiratório; pressão duradoura no peito; saturação de oxigênio no sangue < 95%;

Estudos identificaram que o período de transmissão do vírus começa por volta de dois dias antes do surgimento do primeiro sintoma, durando até 10 dias após a aparição dos sintomas. O pico de transmissão ocorre por volta do quinto dia dentro deste intervalo.