O que fazer antes de ir para terapia?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

7 coisas que você precisa saber antes de começar a fazer terapia

  1. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE PSICOTERAPIA, que utilizam métodos e teorias distintos. ...
  2. TERAPEUTA NÃO É MÉDICO. ...
  3. TERAPEUTA NÃO É PROFETA. ...
  4. TERAPEUTA NÃO É GURU. ...
  5. TERAPIA NÃO É UMA SIMPLES CONVERSA. ...
  6. NÃO ESPERE MUDANÇAS RÁPIDAS. ...
  7. NÃO DESANIME.

Por fim, antes de marcar a primeira consulta com um psicólogo, é recomendado pensar nos problemas que deseja tratar e como expressá-los de forma parcialmente concisa. As pessoas geralmente levam descrições vagas de seus incômodos ao profissional, as quais podem levar mais tempo para decifrar.

De acordo Alicia Meuret, psicóloga clínica da Southern Methodist University, os dados apontam que as sessões de terapia pela manhã são as mais produtivas.

Qual é o seu objetivo com a terapia? Quais são as suas preocupações no momento? O que ainda não está bem na sua vida? O que você deseja mudar no seu jeito de ser, pensar, se relacionar, trabalhar ou de viver hoje?

Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Se é melhor chamar Psicólogos de doutor, senhor, você ou pelo nome.

Caso o processo não esteja fluindo e essa trava esteja acontecendo por muitas sessões, converse com o profissional sobre mudar de psicólogo. Isso pode acontecer e é normal. O psicólogo pode ser perfeito para outra pessoa e muito bem recomendado, mas isso não significa que ele vai ser bom para você.

Se você perceber que suas mudanças de humor são muito fortes e ocorrem quase diariamente, é aconselhável que você procure um terapeuta para avaliar adequadamente os sintomas. Dificuldade de pensar com clareza, súbitas e constantes mudanças no humor são motivos que devem levá-lo a considerar a busca por terapia.

O tempo do psicólogo
Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.

Em relação ao tempo do tratamento é algo variável de paciente para paciente. Afinal, cada caso é diferente. No entanto, cerca de 3 a cada 4 pacientes apresentam melhora expressiva da queixa inicial após 6 meses de tratamento terapêutico.

7 dicas para aproveitar os benefícios da terapia ao máximo

  1. Questione o psicólogo. Valor consultaAtendimento online e presencial. ...
  2. Compartilhe as suas dificuldades. ...
  3. Comprometa-se com a terapia. ...
  4. Seja honesto consigo mesmo. ...
  5. Veja a terapia como um trabalho conjunto. ...
  6. Selecione um bom horário. ...
  7. Reflita sobre os seus objetivos.

Embora não haja nada de errado com a curiosidade, as anotações feitas não satisfarão sua curiosidade (ou responderão à maioria de suas perguntas). O que as anotações mostrarão são os objetivos de terapia, se o paciente está progredindo e as técnicas específicas que o Psicólogo está usado.

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

Sendo assim, o psicanalista é o profissional que, por meio da análise das palavras, ações, pensamentos e sonhos dos pacientes, encontra a origem dos seus problemas psicológicos e consegue trabalhar na redução do sofrimento psíquico.