Quais são os 4 pilares da psicanálise?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Podemos dizer que o principal pilar da psicanálise consiste na descoberta do inconsciente, onde estão todas as lembranças e memórias reprimidas pelo consciente. Na origem dessa repressão encontram-se os traumas e os desejos.

Resumos. A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

Os Fundamentos da Psicanálise
Freud foi pioneiro na ideia de que forças inconscientes influenciam o comportamento e a personalidade do indivíduo. Ele acreditava que eventos da infância e conflitos inconscientes, geralmente relacionados a impulsos e agressões sexuais, moldam a experiência de uma pessoa na idade adulta.

A base que fundamenta a psicanálise é o desejo de livre associação e, por consequência, da liberdade de expressar as palavras e os afetos. Os fundamentos da psicanálise são sustentados pela teoria geral da personalidade.

Freud enuncia com isso o já conhecido tripé - análise pessoal, supervisão e estudo teórico - que tem sustentado a formação dos psicanalistas nas diferentes instituições, acrescentando mais adiante que: " ... Cabe afirmar que a Universidade só pode se beneficiar com a assimilação da psicanálise em seus planos de estudo" ...

O simbolo da Psicanálise proposto pela Ordem Nacional dos Psicanalistas integra basicamente 2 símbolos muito antigos que remontam civilizações ocidentais pré-cristãs, são eles: 1) Caduceu de Hermes e 2) O Archote, ou a tocha.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital. As famosas 5 fases de freud.

Uma das principais ferramentas da técnica psicanalítica é a associaçao livre, que é uma das vias de acesso ao inconsciente. A importância da associaçao livre para o método psicanalítico foi tao grande que o próprio Freud a intitulou como a regra fundamental da psicanálise.

Pilares da Psicologia Positiva

  • Positive emotion (Emoção positiva)
  • Engagement (Engajamento)
  • Relationships (Relacionamentos)
  • Meaning (Significado)
  • Accompplisment (Realização)

A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).

Resumidamente, podemos dizer que a Psicanálise é o estudo do inconsciente. O papel do psicólogo que atua com este tipo de método é, portanto, guiar o paciente para que este encontre, dentro da própria mente, as respostas que precisa para curar medos, angústias e outros sintomas.

A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.

Segundo ele, o id seria nossa parcela mais instintiva, que privilegia desejos, vontades, ímpetos, sem conhecer freios morais e éticos. Já o superego, seria um oposto. Sua característica é, precisamente, impor limites de regras e condutas, consideradas adequadas frente à cultura e boa convivência.

De modo geral, a psicanálise é indicada para qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor. Lelah Monteiro, no entanto, esclarece que o tratamento deve ser mais incisivo para aqueles que lidam com depressão, problemas no relacionamento, distúrbios sexuais, transtornos alimentares, sentimentos de desajuste e fobias.

A terapia desenvolvida por Sigmund Freud é uma das principais linhas da terapia da psique humana. Nela, o paciente possui liberdade total para se expressar, onde não são aplicados filtros. Cabe ao terapeuta realizar conexões entre o que foi dito e os problemas do paciente.