Qual a diferença entre terapia comportamental e psicanálise?

Perguntado por: uteles8 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Derivada da linha comportamental da psicologia, trata-se de uma visão bem diferente da psicanálise: em vez dos pensamentos mais profundos, a TCC foca nos problemas e sintomas expostos pelos pacientes.

A Terapia Cognitiva-Comportamental é uma abordagem estruturada, estabelecida a partir da colaboração entre terapeuta e paciente. A técnica consiste em buscar uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente.

De modo geral, a psicanálise é indicada para qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor. Lelah Monteiro, no entanto, esclarece que o tratamento deve ser mais incisivo para aqueles que lidam com depressão, problemas no relacionamento, distúrbios sexuais, transtornos alimentares, sentimentos de desajuste e fobias.

A proposta da psicoterapia psicanalítica é auxiliar o paciente para que ele possa falar a respeito de si mesmo, e então, com isso, conseguir entrar em contato direto com tudo aquilo que foge da compreensão dele.

Um dos principais objetivos da Terapia Cognitivo-Comportamental é devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, ou seja, permitir mudanças nas emoções e comportamentos emitidos pelo paciente. Para isso, o terapeuta irá atuar diretamente no sistema de esquemas e crenças do paciente, de forma a reestruturá-lo.

Não é recomendado para casos com qualquer comprometimento Psicótico, como o caso de uma pessoa com depressão grave com risco de suicídio. É contra indicada para o tratamento como o Autismo, a Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Retardo Mental e Transtornos de Personalidade Anti-Social.

Qual é o seu objetivo com a terapia? Quais são as suas preocupações no momento? O que ainda não está bem na sua vida? O que você deseja mudar no seu jeito de ser, pensar, se relacionar, trabalhar ou de viver hoje?

O psicanalista atua com base nas teorias desenvolvidas por Sigmund Freud, no século XIX. Desse modo, o profissional pode desvendar sentimentos obscurecidos pelo subconsciente, motivados por memórias negativas do paciente.

O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças. É a partir desta abordagem que o psicanalista visa entrar em contato com o subconsciente e oferecer ao paciente a possibilidade de autocura, afirmam os psicólogos.

Então, a principal técnica da psicanálise foi a associação livre de palavras, a partir da qual o paciente tinha total liberdade para se expressar sem qualquer orientação prévia.

A terapia psicanalítica — como funciona a psicanálise, é orientada por sessões onde aparecem palavras, repetições, com campo para elaborações durante a sessão, ou mesmo após. Neste sentido, o psicanalista junto ao analisante promovem mudanças que facilitam a compreensão da temporalidade do incosciente.

A principal diferença entre elas, segundo o diretor do instituo Cognitivo, é que “a terapia comportamental não inclui os conceitos do cognitivismo. Já a terapia cognitivo-comportamental busca integrar os construtos mentais e as técnicas cognitivas com as técnicas comportamentais”.

Olá, o indicado é buscar um psicólogo com formaçao em Cognitivo comportamental. Mas é importante ressaltar que nao apenas essa linha poderá lhe auxiliar no seu quadro clínico. O mais importante é encontrar um profissional ético e comprometido.

O psicólogo, através da psicoterapia, irá ajudar o paciente na busca do autoconhecimento e equilíbrio emocional, que atualmente, em meio ao estresse e ansiedade do dia-a-dia, tem se tornado algo cada vez mais frequente.

O Psicanalista pode ter a formação em Psicologia tbm, mas pode ter qualquer formação superior, desde que tenha feito o curso de formação em Psicanálise. A diferença principal entre o psicólogo e o psicanalista está, principalmente, na perspectiva da qual se parte para pensar o tratamento.

A psicanálise deve ser indicada para todos aqueles que precisam de ajuda para lidar com algum tipo de sofrimento que comprometa a saúde mental. Também indica-se a psicanálise para as pessoas que precisam de acolhimento e de amparo para lidar com os problemas pessoais ao longo da vida.