Por que o positivismo e criticado?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

O positivista equivoca-se por não ter compreendido corretamente que direito, por ser uma prática social, não decorre da aplicação de certas regras a casos concretos, mas sim consiste em uma prática que exige uma atitude interpretativa da qual resultarão direitos e obrigações.

A mais pesada crítica ao positivismo jurídico é o engessamento a ação da Justiça. Sobretudo, quanto seguindo a linha de Kelsen na busca da teoria pura do direito. Segundo Dworkin, os positivistas têm equivocada compreensão da estrutura de certos conceitos, entre estes, o conceito de direito.

Para a corrente positivista tal problema é de fácil resolução, vez que, dentre seus pressupostos temos a radical separação do sujeito e do objeto, sendo ambas as realidades facilmente distinguíveis e separáveis para efeitos do processo cognitivo.

Durkheim criticou a perspectiva comteana pela sua generalização do termo “sociedade”, proposto como objeto de estudo para as ciências sociais, que deveriam utilizar como método a observação dos fatos sociais.

Quais as consequências do positivismo para a sociedade? Independente de serem considerados bons ou ruins, é fato que o positivismo deixou impactos no mundo e no Brasil. Esse pensamento foi um dos fatores que acelerou o processo de industrialização e urbanização, influenciou na implantação de repúblicas pelo mundo.

Também o realismo Jurídico, de Karl Llewellyn e Jerome Frank, rompeu com o positivismo, passando a destacar como fonte do direito a jurisprudência.

O positivismo é uma teoria de desenvolvimento social que afeta o campo das ciências, pois aposta nelas como fator de desenvolvimento social, e o campo da política, pois desenvolve uma teoria que promove uma espécie de doutrina para a promoção do progresso civil.

No Brasil, o positivismo influenciou fortemente os militares e políticos ligados ao marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que em 1889 depôs o imperador Dom Pedro II e tornou-se o primeiro presidente do Brasil, implantando uma tentativa de se fazer uma política baseada no positivismo, com o cultivo e a imposição da ordem ...

O positivismo possibilitou um grande desenvolvimento ideológico, político e social para o Brasil, introjetando uma real importância na evolução das ideias questionativas.

O projeto sociopolítico de Comte pressupunha uma evolução ordeira da sociedade, incompatível com revoluções e mudanças bruscas. Curiosamente, no Brasil, os ideais positivistas serviram para alavancar uma troca de regime com a Proclamação da República.