Qual a diferença entre queer e Gênero fluído?

Perguntado por: lreal6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

O termo guarda-chuva queer abarca também pessoas de gênero fluido. Para a Teoria Queer, o gênero não é um dado biológico, mas sim uma forma sociológica imposta, com base na qual os indivíduos demonstram suas subjetividades, ou seja, aquilo que sentem.

Queer é uma palavra em inglês que significa “estranho”. O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

O gênero fluido é uma identidade de gênero que está dentro do espectro não-binárie, ou seja, que não possui reconhecimento e expressão dentro da ótica binária de homem ou mulher. Sua maior característica é o fato de existir uma fluidez que transita entre uma identidade ora feminina, ora masculina ou a mistura das duas.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

QUEER são pessoas que não se identificam com os padrões de heteronormatividade impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem necessariamente concordar com tais rótulos. INTERSEXUAIS são pessoas que possuem variações biológicas não binárias.

Faz sentido, para você, se identificar como uma pessoa queer?

  1. Falta de identificação com os padrões cis-heteronormativos.
  2. Reconhecimento pessoal no movimento LGBTQIA+, que foge aos padões.
  3. Resiste às expectativas sociais no que diz respeito à sexualidade e orientação sexual.

Quais são os pronomes de uma pessoa queer? Priscilla Bertucci, que adota os pronomes 'ele/dele' e 'ile/dile' é um dos principais nomes do ativismo queer no Brasil e fundador do SsexBbox, um projeto que busca visibilizar o debate das questões de gênero.

O gênero fluido é uma dessas possibilidades, já que transita entre as noções de gênero, mas não é a única. Outras identidades que fazem parte da comunidade não-binária são: Agênero: pessoas que não se identificam com nenhum gênero; Bigênero: pessoas que se identificam com dois gêneros (masculino, feminino ou outros);

Demimenino ou demihomem (por vezes grafado como demi-homem; em inglês: demiboy ou demiman) é um demigênero para alguém que vivencia parcialmente uma hombridade ou está conectade de forma parcial com o gênero homenil. A outra metade do gênero nem sempre é conhecida, não sendo necessariamente demiagênera ou demineutra.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

Uma pessoa gênero-fluido abraça aspectos da masculinidade e da feminilidade. Dependendo da época, a pessoa pode se identificar mais como homem, como mulher ou, então, com os dois ao mesmo tempo.”

exorsexismo

O exorsexismo (discriminação ou o preconceito contra pessoas não binárias — ou pessoas que não se identificam como exclusivamente homens ou mulheres) pode ocorrer em contextos sociais, jurídicos ou médicos.

Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa. É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

“Pan” significa “todos” e “poli” significa “muitos”. Na coisa da técnica ali significa que pan pode interessar por todos os gêneros e poli por muitos, mas não por todos, tendeu?

N: não binário
Ser não binário significa não se enquadrar nas categorias de gênero feminino e masculino ou ainda ter uma identidade de gênero fluida, em que a sua identificação pode variar ao longo do tempo.

queer

  1. /k/ as in. cat.
  2. /w/ as in. we.
  3. /ɪə/ as in. ear.