Quais os 3 pilares da psicanálise?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Resumos. A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

Freud enuncia com isso o já conhecido tripé - análise pessoal, supervisão e estudo teórico - que tem sustentado a formação dos psicanalistas nas diferentes instituições, acrescentando mais adiante que: " ... Cabe afirmar que a Universidade só pode se beneficiar com a assimilação da psicanálise em seus planos de estudo" ...

é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

As estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão) são importantes balizadores para a prática do psicanalista, desde que as apreendamos como formas do sujeito se apresentar (bem como seus impasses e dilemas) e não somente como modelos rígidos ou tipos de subjetividade.

São dois os fundamentos da teoria psicanalítica: 1) Os processos psíquicos são em sua imensa maioria inconscientes, a consciência não é mais do que uma fração de nossa vida psíquica total; 2) os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendências sexuais.

Podemos dizer que o principal pilar da psicanálise consiste na descoberta do inconsciente, onde estão todas as lembranças e memórias reprimidas pelo consciente. Na origem dessa repressão encontram-se os traumas e os desejos.

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

A base que fundamenta a psicanálise é o desejo de livre associação e, por consequência, da liberdade de expressar as palavras e os afetos. Os fundamentos da psicanálise são sustentados pela teoria geral da personalidade.

O diálogo é a principal ferramenta para a abordagem psicanalítica. O psicólogo leva o paciente a se voltar para dentro e descobrir no inconsciente a razão para seus sofrimentos psíquicos, suas atitudes e sensações.

O simbolo da Psicanálise proposto pela Ordem Nacional dos Psicanalistas integra basicamente 2 símbolos muito antigos que remontam civilizações ocidentais pré-cristãs, são eles: 1) Caduceu de Hermes e 2) O Archote, ou a tocha.

As primeiras escolas da psicologia foram o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo. O Estruturalismo foi uma linha de pensamento da psicologia que estudou a consciência em seus aspectos estruturais.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital. As famosas 5 fases de freud.