Porque fazer terapia com psicanalista?

Perguntado por: cfarias3 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

O tratamento pode ajudar a melhorar a autoestima, bem como abordar os sintomas e as questões emocionais relacionadas à condição de saúde mental subjacente.

De modo geral, a psicanálise é indicada para qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor. Lelah Monteiro, no entanto, esclarece que o tratamento deve ser mais incisivo para aqueles que lidam com depressão, problemas no relacionamento, distúrbios sexuais, transtornos alimentares, sentimentos de desajuste e fobias.

O psicanalista é o profissional que faz a terapia com a abordagem psicanalítica. Por meio da análise das palavras, ações, pensamentos e sonhos dos pacientes, o psicanalista pode encontrar a origem dos problemas psicológicos e ajudar a amenizar os sofrimentos psíquicos.

O principal objetivo da psicanálise é ajudar o paciente a compreender a origem de seus comportamentos disfuncionais, traumas e pensamentos equivocados. Ele aprende que muitas das suas atitudes e modos de pensar de hoje possuem relação com acontecimentos do passado que deixaram marcas.

Qual é o seu objetivo com a terapia? Quais são as suas preocupações no momento? O que ainda não está bem na sua vida? O que você deseja mudar no seu jeito de ser, pensar, se relacionar, trabalhar ou de viver hoje?

Sua principal atribuição é desvendar o inconsciente humano, auxiliando na resolução de traumas, medos e dores. Para isso, o profissional realiza sessões de longa duração com a finalidade de investigar a mente de seu paciente, revelando possíveis memórias e sentimentos reprimidos.

Psicoterapia é qualquer método ou tecnica que trata a mente e seus transtornos, a Psicanálise é um aprofundamento nas tecnicas de investigação e tratamento da pessoa , não há julgamento e sim uma escuta onde é usado a tecnica de associação livre!

O trabalho do psicanalista envolve uma análise bem próxima ao que é feito pelo psicólogo. A diferença é que sua técnica inclui um estudo do inconsciente. Por conta disso, o tratamento pode ser mais longo.

Autoconhecimento. O processo psicanalítico permite ao paciente entrar em contato com seus desejos e emoções. Assim, ao se deparar com experiências e sentimentos reprimidos, desenvolve-se o autoconhecimento e as formas de lidar com estes fatores.

A psicanálise deve ser indicada para todos aqueles que precisam de ajuda para lidar com algum tipo de sofrimento que comprometa a saúde mental. Também indica-se a psicanálise para as pessoas que precisam de acolhimento e de amparo para lidar com os problemas pessoais ao longo da vida.

Uma das maiores críticas à teoria psicanalítica é que ela dá muita ênfase à infância. Por um lado, a teoria de Freud diz que o desenvolvimento da personalidade ocorre durante a infância, mas muitos psicólogos modernos dizem que esse desenvolvimento é vitalício.

A psicanálise nunca se tornará uma técnica obsoleta por ser a abordagem psicológica que mais se aproxima da completude do sujeito e de seus desejos. O paciente terá o tempo que precisar para vencer suas resistências, transformando suas angústias em palavras e transformando as palavras em melhores modos de se viver.

Lembre-se que a primeira consulta tem como principal objetivo que psicólogo e cliente/paciente se conheçam e possam decidir se vão dar continuidade à psicoterapia juntos ou não. Para que essa decisão seja possível, você precisará avaliar a demanda de atendimento e também as suas condições pessoais para atendê-la.

Para psicanalistas que trabalham na clínica e estão no início da atividade psicanalítica, os valores mais comuns das sessões variam de R$ 80,00 à R$ 120,00 e a jornada de trabalho, pode ocupar até 10 horas de atendimento por dia.

O PSICANALISTA não E DOUTOR, a menos que tenha um curso de pós graduação strictu sensu - DOUTORADO em qualquer área. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, somente deverá ser chamado de doutor quem concluiu satisfatoriamente o curso acadêmico de doutorado.