O que faz piorar a cistite?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Os sintomas podem piorar durante a ovulação ou menstruação, alergias sazonais, estresse físico ou emocional ou relação sexual. Os alimentos com alto teor de potássio (por exemplo, frutas cítricas, chocolate, bebidas cafeinadas e tomates), comidas picantes, fumo e álcool podem piorar os sintomas.

Alterações na alimentação: alguns alimentos e bebidas podem agravar os sintomas e, por isso, devem ser evitados. Os mais conhecidos são: café, álcool, adoçantes, pimenta, bebidas ácidas.

Durante uma infecção urinária, é recomendado evitar o consumo excessivo de frutas ácidas, como laranjas, limões, morangos e cranberries. Afinal, essas frutas contêm ácido cítrico, que pode irritar a bexiga e o trato urinário e agravar os sintomas da infecção.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

A recidiva ocorre quando a cistite é causada pela mesma bactéria que a provocou anteriormente. Após a primeira infecção na bexiga, a mulher está mais suscetível a desenvolvê-la novamente.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada. O mesmo vale para homens e mulheres”, afirma o urologista José Ricardo Silvino. Além de tudo, a dor atrapalha o prazer, especialmente no caso das mulheres, o que é mais um fator para desestimular o ato.

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

Os remédios mais utilizados contra a cistite são os antibióticos que agem sobre as bactérias que habitualmente provocam infecção urinária, principalmente contra a bactéria E.coli. As melhores opções de tratamento empírico (sem orientação do antibiograma) incluem: Nitrofurantoína 100 mg de 12/12 por 5 a 7 dias.

  • Antisseptico Vias Urinarias.
  • Cystex 24 Drágeas.

Neste artigo, apresentamos 5 formas eficazes de lidar com essa condição.

  1. 1) Beba muita água. Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. ...
  2. 2) Tome medicamentos prescritos pelo médico. ...
  3. 3) Evite irritantes urinários. ...
  4. 4) Use probióticos. ...
  5. 5) Descanse. ...
  6. Conclusão.

Pyridium é um analgésico do trato urinário, indicado para aliviar dor, ardor ou desconforto ao urinar, sintomas comuns de infecções no sistema urinário. O medicamento costuma ser administrado em conjunto com antibióticos, que têm a função de combater as bactérias causadoras da infecção.

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

A cistite intersticial muitas vezes pode ser confundida com infecção urinária, apesar de serem doenças diferentes. Por isso, é necessário avaliar os sintomas para diferenciar cada uma dessas condições. Os sintomas podem variar de acordo com cada caso, assim como a intensidade desses sinais.

A cistite intersticial causa dor principalmente quando a bexiga está cheia. Nessa situação, percebe-se um aumento da sensibilidade da bexiga.