O que faz o fisioterapeuta osteopata?

Perguntado por: amoraes9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

O objetivo do tratamento é sempre reabilitar a saúde do paciente que procurou pelo atendimento. Durante um atendimento de osteopatia, o profissional utiliza técnicas manuais, com alguns movimentos nas articulações, músculos, ligamentos e nervos do paciente para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo.

Ambas as especialidades são complementares. Enquanto no tratamento específico da dor e correcção postural sugerimos a osteopatia, a fisioterapia é a especialidade recomendada após uma lesão ou cirurgia.

A osteopatia é indicada para aquelas pessoas que apresentam dores intensas, que acabam atrapalhando a rotina diária.

Sendo assim, a osteopatia também trata problemas como hérnias de hiato, ptoses viscerais (afrouxamento dos ligamentos), doenças respiratórias (asma brônquica, pneumonia), queda da imunidade, enfim, uma série de outras patologias sistêmicas.

A primeira sessão de Osteopatia comporta um exame completo: anamnese, palpação, inspecção, territórios cutâneos nervosos, etc. Depois, o exame osteopático vai evidenciar todas as alterações mecânicas do aparelho locomotor, essencialmente na pelve e na coluna vertebral.

Avaliação de Osteopatia: R$ 120,00.

A osteopatia não é recomendada para pessoas que tenham alterações no corpo que levam a fragilidade dos ossos, como a osteoporose grave e a metástase óssea, por exemplo, pois pode piorar os sintomas e causar outros problemas de saúde.

Normalmente, as sessões são de 60 minutos, verificam-se resultados logo na primeira sessão mas em média podem ser necessárias 5 sessões para melhores resultados. No entanto, quanto mais crónica é a lesão, mais tempo pode demorar para concluir o tratamento. Na Fisioterapia Oeiras pode fazer o seu tratamento osteopático.

Não há contraindicações para a osteopatia em si, porém há algumas ressalvas para determinados casos. “Por exemplo, em um paciente com osteoporose, não podemos fazer técnicas manipulativas. Em situações assim, utilizamos outras técnicas”.

Enquanto o maior objetivo da osteopatia é devolver o equilíbrio do corpo e recuperar funções, a atuação da quiropraxia é mais específica. A terapia criada por Daniel David Palmer, em 1890, tem o intuito de aliviar as queixas provenientes da coluna vertebral.

A osteopatia pode atuar em casos de infertilidade, dores de cabeça, casos de gastrite ou outros sintomas abdominais, problemas respiratórios, bronquite e asma. Também atua no mundo dos esportes, oferecendo tratamentos complementares.

Técnica assenta na prevenção e na autorregulação do corpo, atuando essencialmente ao nível do sistema neuro-músculo-esquelético. A osteopatia é um sistema autónomo de cuidados de saúde primário, que aborda o indivíduo de uma forma global, centrando-se nas causas e não apenas nos sintomas que este apresenta.

A osteopatia é um tipo de abordagem terapêutica baseada no uso de técnicas manuais com a finalidade de estimular a sua recuperação, melhorar a mobilidade das articulações, aliviar a tensão muscular, diminuir a dor e influenciar positivamente a circulação sanguínea nos tecidos.

Algumas pessoas sentem alguma dor durante um ou dois dias após uma sessão, à medida que o seu corpo reage e se ajusta ao tratamento. As mudanças no estilo de vida podem também melhorar drasticamente o estado geral do corpo e reduzir os riscos para a saúde.

Esta terapêutica estuda as disfunções ao nível neuro-músculo-esquelético, visceral e craniano e relaciona-as. Além disso, através de técnicas exclusivamente manuais, procura eliminar a dor, promover o equilíbrio do corpo humano, restabelecer o movimento, a posição e a vascularização normais.

Atendimentos de Osteopatia e Quiropraxia passam a ser oferecidos no SUS.