O que falar na hora de se assumir?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Diga a si mesmo: “Eu sou gay”, “Eu sou bissexual”, “Eu sou trans” ou “Ainda não tenho certeza, e tudo bem. Não preciso sentir culpa ou vergonha”. Saiba que não está sozinho. Procure livros e artigos online sobre o processo de outras pessoas.

Não há uma idade específica em que se espera que todas as pessoas se deem conta de sua orientação ou identidade sexuais.

Há várias diferentes de fazer isso: pessoalmente, através de uma carta etc. Quando pensar em como se assumir, considere a sua dinâmica familiar e o que o deixaria confortável. Pode ser mais fácil explicar tudo em uma carta, o que poderia dar aos seus pais mais tempo para digerir a novidade.

Se assumindo em situações sociais
Considere contar a um amigo considerado mais solidário e, em seguida, use esse aliado para contar aos outros quando for a hora certa para você. Defina as regras, mas também defina as expectativas para si mesmo e saiba que nem sempre pode controlar como as informações são divulgadas.

Gay: homem que sente atração por homens. Lésbica: mulher que sente atração por mulheres. Bissexual: pessoa que sente atração por ambos os sexos não necessariamente ao mesmo tempo. Pansexual: pessoas que sente atração por outras pessoas independentemente do sexo, do gênero e de como se apresentam para o mundo.

Peça opinião dos seus pais sobre detalhes a serem decididos em relação ao que você quer. Isso é uma forma não só de incluí-los no processo, como também valorizar a opinião deles. Não é porque você pensa por si próprio e toma as suas decisões que deixa de valorizar o cuidado que eles têm com você. Faça-os sentirem isso.

Experimente escrever o que quer que as pessoas saibam antes de começar a conversar.

  1. Muitas pessoas não sabem o que significa ser não binário. Tente imaginar que perguntas elas farão. ...
  2. Por exemplo, escreva o que significa ser não binário para você. ...
  3. Escreva o quanto se revelar como não binário pode ou não afetar sua vida.

Por isso, ensaie na frente do espelho ou com um amigo de confiança. Comece dizendo que ama os seus pais e que está fazendo essa revelação porque não quer esconder segredos deles. Depois, fale de uma vez: "Eu venho pensando muito no assunto, e queria contar a vocês que eu sou pansexual".

Crie uma rede de apoio para se assumir
Conhecidos que já passaram por situação semelhante podem ser de grande ajuda também. Se você não tem ninguém assim no seu círculo social, bastam alguns cliques em um navegador e você pode ter acesso a grupos de apoio online.

O Fla Gay é o coletivo de torcedores LGBT+ da maior torcida de futebol do país: o Flamengo. O grupo já atua desde 2016 e seu surgimento se deu em homenagem ao primeiro agrupamento LGBT do time, que levava o mesmo nome, criado em 1979.

No Qatar ser homossexual, segundo seu Código Penal, é considerado crime, por incrível que pareça. Segundo o Código, a homossexualidade é vista como uma prática criminosa, com punições severas.

LGBTQIA+ significa: lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, sendo que o símbolo “+” abarca as demais orientações sexuais e de gênero, representando pluralidade.

Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa. É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

Q: Queer: pessoas que não se encaixam nas categorias tradicionais de orientação sexual e identidade de gênero. A sigla LGBTQ e suas diferentes letras são uma forma de promover a visibilidade e a aceitação das diversas identidades dentro da comunidade LGBT.

Tem escolas que sim [possuem políticas de abordagem para a comunidade LGBT], tem escolas que não, algumas mais e outras menos. Claro, existem as políticas públicas na área dos Direitos Humanos com questões contra a homofobia e estudos desse tipo que orientam atenção e cuidado a esse público.

Seis apps e sites de paquera, estilo Tinder, para o público LGBT

  1. Femme.
  2. Her.
  3. G Encontros.
  4. Grindr.
  5. Hornet.
  6. Moovz.