O que engorda mais a batata inglesa ou batata doce?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A batata-doce contém mais calorias que a batata-inglesa. No entanto, mesmo em uma dieta que visa emagrecimento, não são 50 ou 100 calorias de um alimento in natura que farão a diferença no resultado final, mas sim, a escolha de alimentos mais saudáveis e a redução no consumo de alimentos não lá muito saudáveis.

Pensando em emagrecimento, o índice glicêmico até ajuda, mas a as calorias totais da dieta continuam sendo o ponto mais importante. Nesse sentido, a batata inglesa leva vantagem: são 52 calorias a cada 100 gramas contra 77 da doce.

A batata baroa é bastante parecida com a batata inglesa, porém bem mais nutritiva. A batata baroa, também conhecida como mandioquinha é uma boa opção para quem quer perder peso. Apesar dessa batata engordar mais que a batata inglesa, ela também ganha no ranking das mais recomendadas pelos nutricionistas.

Calorias - 89 kcal; Hidratos - 19,2 g; Proteínas - 2,5 g; Gorduras - 0,0 g; Fibras - 1,6 g; Cálcio - 6 mg; Vitaminas - 4,1 mg. Batata Doce: Calorias - 119 kcal; Hidratos - 28,3 g; Proteínas - 1,0 g; Gorduras - 0,0 g; Fibras - 2,7 g; Cálcio - 21 mg; Vitaminas - 26,5 mg.

Apesar de ser um vegetal, a batata é rica em carboidratos. Em uma refeição, ela pode substituir o arroz ou o macarrão, por exemplo. Sobretudo em dietas de emagrecimento, a batata é uma ótima pedida já que apresenta menos calorias e carboidratos e mais fibras em comparação com o arroz.

Batata-doce ajuda a emagrecer? Apesar de ter doce no nome, ela pode ser uma aliada na perda de peso. Isoladamente, nenhum alimento tem o poder de emagrecer ou engordar, mas ela pode ajudar a controlar a vontade de comer doce, é uma fonte de carboidrato de boa qualidade e de baixo índice glicêmico.

— A batata pode trazer benefícios para a saúde, desde que inserida corretamente. Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz.

Como usar a batata doce para emagrecer
Outra opção é incluir a batata doce na refeição junto a outros alimentos ricos em fibras, como os vegetais e as frutas, pois isso aumenta o volume da refeição e diminui a ingestão de calorias, sendo uma boa estratégia para quem quer emagrecer.

Não é segredo que a ingestão de folhas e legumes é importante durante o processo de emagrecimento. Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono.

Ou seja, no geral, uma batata por dia, seja cozida ou assada, cabe dentro de uma alimentação balanceada.

Arroz integral cozido (100g): 110 calorias, 23g de carboidratos e 2g de fibras; Batata-doce cozida e com casca (100g): 77 calorias, 18g de carboidratos e 2,2g de fibras.

Quem nunca acreditou um dia que comer carboidrato à noite engorda? Esse é realmente um dos maiores mitos da nutrição. Como vimos, comer carboidrato à noite não engorda, muito pelo contrário, carboidratos de boa qualidade são super bem-vindos e até ajudam a dormir melhor.

A batata-doce branca não tem o teor de fibras muito maior que outros tubérculos, como a mandioca", explica a nutricionista. "O que diferencia as batatas-doces coloridas é que elas são fontes de antioxidantes. Isso faz com que elas sejam muito melhores para a atividade física."

Adicionalmente, a batata é boa fonte de vitamina C e de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6 (Tabela 2). Dentre os alimentos energéticos, a batata é o mais rico em niacina. A batata ainda é uma razoável fonte de ferro, bem como de fósforo e magnésio e ótima fonte de potássio.