O que é xilitol?
Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros, e que também pode ser extraído de alguns tipos de cogumelo. É obtido pela hidrogenação catalítica da xilose. O xilitol é tão doce quanto a sacarose, porém é cerca de 40% menos calórico.
O que é o xilitol e para que serve
Considerado um adoçante natural, o xilitol tem se tornado cada vez mais popular na busca por uma alimentação saudável. Como substituto do açúcar, ele se mostra um grande aliado ao bem-estar e à saúde em geral. O adoçante natural é bastante indicado para quem quer consumir menos calorias.
É saudável usar xilitol
Por ser um adoçante natural, o xilitol ajuda no emagrecimento especialmente para pessoas com obesidade ou problemas metabólicos, já que permite uma substituição menos calórica do que o açúcar tradicional. Porém, vale ressaltar que o xilitol é apenas uma das escolhas saudáveis que se deve fazer.
Quais os riscos do xilitol
O xilitol é extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos. Acredita-se que ele é até 40% menos calórico do que o açúcar, ao mesmo tempo que tem um poder adoçante similar. Por outro lado, seu consumo em excesso pode trazer desconforto intestinal, flatulências, diarreia e irritação intestinal.
Qual a diferença do xilitol e do açúcar
Apesar de sua aparência se assemelhar ao açúcar, o xilitol tem cerca de 40% a menos de calorias, quando comparado a esse adoçante mais tradicional. Além do mais, o xilitol é considerado de baixo índice glicêmico, o que já o torna uma melhor opção para os diabéticos.
Qual é o adoçante mais saudável
sucralose
Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.
Pode adoçar o café com xilitol
O xilitol pode ser usado em qualquer alimento ou bebida que tenha necessidade de acentuar o dulçor, como café, chá, suco, por exemplo, sendo que 4 gotas de Xilitol ou 1 sachê equivalem a 1 colher de chá de açúcar, considerando o Xilitol FINN®.
Quem não pode usar xilitol
Contraindicações. Pessoas com síndrome do intestino irritável não devem usar o xilitol. Isso porque esse adoçante é pouco absorvido no intestino, sendo fermentado pelas bactérias intestinais e causando sintomas como dor, excesso de gases e diarreia. Conheça outros sintomas da síndrome do intestino irritável.
Qual o adoçante que não faz mal à saúde
Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.
Como usar o xilitol no café
As pessoas usam álcoois de açúcar para adoçar cafés, chás e várias receitas. Você pode substituir o açúcar por xilitol na proporção de 1:1.
Pode usar xilitol todos os dias
A dose segura para o consumo do xilitol é de no máximo 60g por dia, sendo que o excesso pode ter efeito laxativo. E mais importante ainda: lembre-se de não habituar o seu paladar ao sabor doce e aos poucos ir tirando isso da sua rotina.
Quem tem diabetes pode comer xilitol
Quem tem diabetes mellitus do tipo 1 ou 2 pode ficar à vontade para consumir adoçantes à base de xilitol. Com baixo índice glicêmico, ele não requer a utilização da insulina para ser absorvido e, portanto, não aumenta a glicemia do sangue.
Quem não é diabético pode usar xilitol
Xilitol (2,4 calorias por grama)
Tem índice glicêmico baixo, por isso, não provoca picos de glicose nem de insulina. Além disso, pode ser usado por portadores de diabetes mellitus tipos 1 e 2, pois não precisa de insulina para ser metabolizado, e também funciona na cozinha, já que suporta altas temperaturas.