O que é whey protein?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 11 votos

A proteína do soro do leite é comumente comercializada como um suplemento de proteína, o chamado “whey protein”. Quando o assunto é crescimento muscular, a proteína do leite se mostra um pouco mais eficiente que outros tipos de proteína, como caseína ou soja.

Para começar, o whey é um suplemento alimentar feito da proteína do soro do leite. Ele atua potencializando a formação de massa magra e a recuperação muscular. O whey protein é rico em proteína, substância responsável pela reconstrução das nossas fibras musculares.

Indicado para quem precisa suplementar a proteína na alimentação, o whey pode ser usado por atletas e quem realiza atividades físicas intensas, por pessoas que tenham alguma deficiência de absorção deste nutriente ou pacientes que convivem com alguma patologia que resulta em perda de massa muscular.

Quais são os benefícios do Whey Protein?

  1. Aumento de massa muscular. ...
  2. Maior desempenho na prática de atividades físicas. ...
  3. Fortalecimento do sistema imunológico. ...
  4. Eleva o tempo de saciedade. ...
  5. Ajuda a cuidar de seu coração. ...
  6. Reduz os níveis de açúcar no sangue. ...
  7. Eleva os níveis de glutationa em seu organismo.

Como tomar whey protein
No entanto, a recomendação geralmente indicada varia entre 20 e 40 g do whey protein por dia, que pode ser tomado 30 minutos antes do almoço, para ajudar no emagrecimento, ou até 2 horas após os exercícios de resistência, para ajudar no ganho de massa muscular.

Nitro Tech – 100% Whey Gold
Ele é o indicado como melhor whey protein para ganho de massa. Tem 24g de proteína por dose (de aproximadamente 33g), 5,5g de BCAAs naturais e 4g de glutamina.

Pessoas com alguma alergia ou intolerância a produtos derivados do leite não devem consumir Whey Protein. Fora esse grupo de pessoas qualquer adulto saudável pode consumir Whey Protein, usado principalmente para pessoas que precisam suplementar com mais proteínas que as consumidas em alimentos.

O consumo excessivo de proteínas, sem o exercício adequado, pode levar ao ganho de peso, pois o excesso de calorias é armazenado como gordura no corpo. Além disso, é importante lembrar que a whey protein não deve ser usada como substituta de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.

E a gente já adianta: sim, suplementos de whey protein podem fazer parte de sua rotina!

Embora o suplemento seja comercializado com a finalidade de trazer ganhos a quem treina, é possível tomar whey protein sem se exercitar. De forma geral, o produto é seguro para a saúde e não contém nenhuma substância nociva ao organismo.

Para que serve o Whey Protein Feminino? Alguns benefícios comuns ao Whey Protein, são aumento de massa muscular magra, melhorar a hipertrofia, aumenta o desempenho durante o treino. Melhora a liberação dos hormônios anabólicos, fortalece o sistema imunológico, reduz o estresse e melhora a disposição.

A escolha entre a creatina e o whey protein depende dos seus objetivos de fitness. Se você está procurando aumentar a força e a potência durante os treinos, a creatina pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se o seu objetivo é a recuperação muscular e o crescimento, o whey protein pode ser mais benéfico.

Qual a diferença entre os tipos de whey protein?

  • Whey protein concentrado. Com concentração de proteína de 70 a 80% e velocidade de absorção mais lenta. ...
  • Whey protein isolado. Essa versão é mais pura e tem absorção mais rápida, com teor de proteína em torno de 92% a 98%. ...
  • Whey protein hidrolisado.

Efeito colateral do uso do whey protein
Além disso, o uso exagerado de toda proteína pode levar a sobrecarga renal. A utilização também tem relação com o desenvolvimento de acne, explica o endocrinologista: — Toda substância anabólica pode contribuir para o aumento de espinhas, se o paciente já tem pré-disposição.

Trata-se de um suplemento à base de proteína do soro do leite de vaca. Ele costuma ser absorvido e digerido pelo organismo no período de recuperação das fibras musculares (entre 30 minutos e uma hora depois do exercício).