O que é virose?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 10 votos

O que é virose? A virose é qualquer tipo de doença resultante de uma infecção viral que tem curta duração, normalmente não ultrapassando 10 dias. Viroses são mais comuns em bebês e crianças, mas podem acometer adultos também.

Quais são os sintomas das viroses? Os sintomas clássicos das conhecidas viroses geralmente envolvem o trato respiratório (irritação da garganta, congestão nasal, coriza, tosse seca) ou gastrointestinal (cólicas abdominais, náuseas, vômitos ou diarreia), junto à febre baixa, abatimento, dores de cabeça e pelo corpo.

A transmissão das viroses é algo bastante variado, que pode ir desde o contato com animais e insetos infectados, até salivas e gotículas humanas com o vírus. Por serem doenças comuns, algumas têm até vacina para ajudar na prevenção e controle.

Como citado acima, a virose pode ser causada por vários vírus. Porém, doenças como sarampo, dengue, zika e Covid-19, apesar de também serem provocadas por vírus, não são consideradas viroses por serem mais graves.

Considerando os eventos de virose em pessoas adultas e saudáveis, essas infecções virais tendem a melhorar em cerca de três ou quatro dias, principalmente se houver cuidados importantes, como o repouso, a hidratação e a alimentação.

Não existe tratamento específico para viroses comuns como as que causam resfriados ou diarreias. A recomendação é: Tomar bastante líquido, como água e sucos; Descansar e se alimentar de forma saudável para evitar a desidratação e ajudar o organismo a combater a doença.

A virose tem cura e o tratamento é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes.

Leite e derivados, ricos em lactose, muitas vezes acompanhados de gorduras também, são mais exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose.

Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias. Quanto a outros sintomas, a virose pode trazer tosse e dor de garganta. Já a intoxicação, em casos mais graves, pode até paralisar os músculos da respiração.

Já as viroses gastrointestinais podem provocar desidratação, se os líquidos perdidos por diarreia e vômitos não forem repostos. Por isso, em ambos os casos, é muito importante procurar ajuda médica.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Além da água, outras boas opções para tomar quando se está com virose são os sucos naturais, como o de goiaba, a água de coco, os chás naturais, como o de camomila, e as bebidas esportivas com pouco açúcar (isotônicos).

O quadro de vômitos é causado por inflamação e irritação da parede do estômago, que passa a tolerar mal a presença de alimentos. Já o quadro de diarreia ocorre porque o vírus ataca as células da mucosa do intestino, principalmente do jejuno e do íleo, que correspondem aos 2/3 finais do intestino delgado.

As viroses gastrointestinais são causadas principalmente pelo enterovírus, que causa uma inflamação e é transmissível pelo contato com superfícies, águas e alimentos. Entre os sintomas de virose, estão a dor abdominal, diarreia (que pode ser mais líquida e pastosa) ou até mesmo o aumento da frequência da evacuação.

Algumas viroses podem acometer os órgãos responsáveis pela digestão e causarem a temida sensação de cólica. Nesses casos, é importante optar por alimentos que diminuam sintomas ligados ao inchaço e desconforto abdominal, como massas e pães e leguminosas sem remolho.