O que é vegana?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Veganismo é a prática de abster-se do uso de produtos animais — particularmente, mas não somente, na alimentação — e também uma filosofia que condena a exploração animal. Um adepto deste modo de viver e dessa filosofia é conhecido como vegano ou vegana.

Enquanto os vegetarianos só se restringem na alimentação, os veganos evitam contato com qualquer produto que tenha origem animal. Portanto, além das carnes, os veganos não consomem outros alimentos vindos de animais, como mel, leite e ovos da alimentação.

Os veganos que defendem a ética do movimento acreditam firmemente que todos os seres vivos têm direito à vida e à liberdade. É por isso que rejeitam o fim da vida de um ser vivo apenas para consumir sua carne, bebida ou para vestir a pele. Principalmente porque existem alternativas.

Embora seja natural que a galinha ponha ovos, há muita crueldade e exploração nas granjas, sendo assim, os veganos não consomem ovos. Você sabe por que veganos não comem ovos? Os veganos não comem nada de origem animal, inclusive ovos, mas se a galinha bota ovo de qualquer jeito, porque os veganos não podem comê-los?

De maneira geral, o chocolate é considerado vegano, quando ele não tem o leite de origem animal como um de seus ingredientes. Isso porque, grande parte das receitas de marcas trabalham com o adicional do leite animal em seus produtos. No entanto, o chocolate não precisa necessariamente do leite para ser saboroso.

A dieta vegana possui níveis baixos de colesterol e gorduras saturadas, e como resultado, os riscos de entupimentos de veias e artérias, que podem causar infarto, são diminuídos. Além disso, ao adotar a alimentação vegetariana, você tende a diminuir o consumo de sódio, que contribui para doenças cardíacas.

Os produtos veganos são aqueles que não contêm nenhum produto ou subproduto de origem animal. Isso inclui itens como alimentos, roupas, cosméticos e produtos de limpeza.

Justamente por conta desse costume e apego, buscamos reproduzir alimentos que lembram a textura, o sabor e o gosto de produtos de origem animal que resgata muitas vezes um sentimento em relação a um determinado preparo.

Para quem segue uma alimentação vegana, é possível encontrar hoje inúmeros substitutos aos alimentos convencionais, das carnes ao leite. Pois com os queijos não seria diferente. O queijo vegano apresenta uma composição bem similar ao tradicional, mas sem o uso de ingredientes originários dos animais.

Qualquer tipo de produto que seja de origem animal está excluído da dieta vegana, como peixes, carnes, aves, crustáceos, leite, ovos, queijos, mel, etc. Os veganos podem comer qualquer tipo de alimento de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, tubérculos, verduras, raízes, cogumelos, sementes, entre outros.

Além do hambúrguer à base de plantas, o McPlant é servido com queijo vegano à base de proteína de ervilha, um novo molho de sanduíche vegano, pão de gergelim vegano, mostarda, ketchup, cebola fresca, picles, alface e tomate.

O que é uma dieta pescetariana? Um pescetariano é alguém que não come carne, mas sim peixes e outros alimentos. O termo foi inventado por volta 1990 e é uma combinação da palavra italiana para o peixe, “pesce” e “vegetarian”.

A pessoa vegetariana, de forma geral, não come nenhum tipo de carne.

Aliás, muitas vezes, o que justifica o preço mais alto de um produto vegano é justamente a demanda, que é muito inferior à de produtos não-veganos. “Mas aí você tem duas opções: comprar ou aprender a fazer”, afirma Raquel, que completou um ano de veganismo em setembro de 2021.

Pesquisas sugerem que o veganismo pode trazer benefícios à saúde, se bem planejado. Para aqueles que seguiram uma dieta rica em carne e laticínios durante a maior parte de suas vidas, embarcar em uma dieta vegana pode levar a mudanças significativas no corpo.