O que é vasectomia?

Perguntado por: rrodrigues . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 9 votos

É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.

A vasectomia não altera a habilidade de um homem ter uma ereção, orgasmo, ejaculação ou prazer sexual. O esperma é apenas uma pequena fração do líquido total do sêmen (2-5%). A quantidade de fluido, intensidade, cor e textura não parecem mudar quando o esperma está ausente.

Sim. Existem dois principais caminhos para a obtenção da gravidez: reversão da cirurgia e punção testicular para uso em Fertilização in Vitro. O primeiro caminho é a reversão da vasectomia, principalmente para casos nos quais os homens fizeram a cirurgia de reversão há pouco tempo.

A vasectomia dura por muitos anos, sendo um procedimento sem prazo de validade. Após o procedimento o paciente é submetido a uma exame de espermograma para avaliar o sucesso da cirurgia. Em casos raros o paciente pode apresentar recanalização espontânea, que significa a ineficiência do procedimento anos depois.

Não causa dor, no máximo, em alguns casos, um breve desconforto; Métodos contraceptivo dos mais seguros, para casais que não desejam ter filhos; Não interfere na capacidade de ereção; Menos complicações em relação ao procedimento de laqueação das trompas na mulher.

Não há incisões ou suturas (apenas uma ou duas aberturas na pele ) e a cicatrização se dá espontaneamente. Este método resulta em menos desconforto no pós-operatório, com risco reduzido de sangramentos ou infecções . Não deixa cicatrizes visíveis e é tão efetivo quanto a vasectomia tradicional.

Após a realização do procedimento, a maioria dos homens não tem mais desejo de ter filhos. Mas, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, entre 4% a 6% expressam querer iniciar ou continuar suas famílias. Para esses casos, recomenda-se a reversão da vasectomia, cirurgia que devolve a fertilidade ao homem.

A laqueadura tem uma taxa de falha de 1 gravidez a cada 200 mulheres e a vasectomia, 1 a cada 666.

A cirurgia sem internação leva cerca de vinte minutos e não causa impotência. A média de preços praticada no mercado é de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

Na outra situação em que a vasectomia pode falhar, ocorre a recanalização espontânea, ou seja, o organismo encontra meios de reconectar os canais. Nos poucos casos registrados, o reencontro natural dos canais aconteceu no primeiro ano da cirurgia.

Critérios para a realização da vasectomia
- ter no mínimo 25 anos de idade; - ter no mínimo 2 filhos vivos; - ter estabilidade conjugal (se estiver casado);