O que é varicocele?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 8 votos

A varicocele é a dilatação das veias que drenam o sangue testicular devido à incompetência das válvulas venosas, associada ao refluxo venoso. É a mesma doença que afeta mais frequentemente as pernas das mulheres, que nesse caso é conhecida como varizes dos membros inferiores e provoca dor e inchaço nas pernas.

A embolização de varicocele é o método mais atual e inovador para tratar a varicocele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor.

A detecção da varicocele é bastante visual. É possível que o paciente perceba uma dilatação ou uma tortuosidade nas veias do saco escrotal, que podem formar estruturas parecidas com “cachos de uva” na bolsa escrotal.

Complicações possíveis
A varicocele pode levar a outros problemas, como atrofia testicular e infertilidade permanente. “A varicocele é uma doença progressiva que se agrava com o passar da idade, então chega um ponto em que não é mais reversível a condição de infertilidade em alguns casos”, acrescenta Flávio Iizuka.

Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar (leia: Dor nos testículos – Principais causas). Isso faz todo o sentido, já que, quando deitamos, o sangue não precisa vencer a gravidade para voltar ao coração, facilitando sua drenagem.

Obesidade, sedentarismo, infecção testicular por doenças sexualmente transmissíveis, infecção do testículo por vírus (o vírus mais famoso por gerar infertilidade é o da caxumba), tabagismo e o uso de drogas como maconha, cocaína e crack também estão implicados.

A varicocele gera um aquecimento do testículo contínuo, que por sua vez gera uma grande produção de radicais livres. Esses radicais livres “atacam” as células produtoras de espermatozoides, gerando com o tempo a morte dessas células.

Na maioria dos casos, a varicocele é assintomática. Portanto, ela pode prejudicar a função dos testículos sem dar nenhum sintoma! A medida mais importante para o diagnóstico é o exame físico realizado por um urologista. Quando suspeitamos da presença de varicocele, podemos confirmá-la com um ultrassom dos testículos.

Em um estudo com 373 homens submetidos à correção da varicocele, 59,2% dos homens passaram a ter indicação de gravidez em casa após a cirurgia. Então respondendo à pergunta do post: sim, na maioria dos casos é possível engravidar naturalmente.

Quando devo tratar a varicocele? Homens com infertilidade ou espermograma anormal devem considerar realizar um tratamento para varicocele, além disso se houver dor associada a varicocele também é recomendado o tratamento. Entretanto, homens que apresentem espermograma normal não devem se preocupar.

A varicocele consiste na dilatação das veias do escroto, sendo muito parecida com as varizes. É preciso atenção, pois em casos mais graves, a doença pode evoluir para tumores. A varicocele afeta em 90% dos casos o testículo do lado esquerdo.

Tratamento: É realizada uma cirurgia onde “fecham-se” as veias do plexo venoso testicular, curando a varicocele. No entanto, esta cirurgia pode ter como complicação em 15% dos casos a chamada Hidrocele, doença em que se acumula água no escroto, e dependendo do tamanho poderá ser tratada por esclerose ou nova cirurgia.

A ultrassonografia da bolsa escrotal com Doppler é um importante exame de imagem na avaliação diagnóstica da varicocele. Com esse recurso, é possível observar o fluxo sanguíneo e confirmar se há alterações na circulação da região testicular.

Na fase inicial os tumores de testículo e paratesticulares podem ser confundidos com doenças da região inguino-escrotal, como hérnias ou varicoceles.