O que é vacina?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular.

As vacinas são produtos biológicos que estimulam a defesa do corpo contra alguns microrganismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. Podem ser produzidas a partir de microrganismos enfraquecidos, mortos ou a partir de alguns de seus derivados.

Vacinas são substâncias que visam a estimular o sistema imunológico, a fim de que, quando tivermos contato com um determinado patógeno, o nosso corpo já esteja preparado para nos proteger de maneira mais rápida e eficiente.

Um dos grandes avanços da ciência é o desenvolvimento de vacinas. Com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, as vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos – como vírus e bactérias – e evitam o adoecimento.

Como as vacinas funcionam? As vacinas ajudam o sistema de defesa da pessoa a combater infecções de maneira mais eficiente, provocando uma resposta imunológica do corpo a doenças específicas, ou seja, anticorpos específicos, por exemplo, contra o sarampo.

Como é produzida a vacina
A fase pré-clínica é o primeiro passo do processo, em que são feitos testes em animais para avaliar a capacidade de induzir resposta imune protetora e segurança. Na fase 1 é observada a dosagem correta, eficácia da vacina e os possíveis efeitos colaterais.

Tanto o soro quanto a vacina atuam na prevenção de doenças. O soro já contém os anticorpos necessários para impedir que um microrganismo ou suas toxinas que estão presentes em nosso organismo causem a doença. Já a vacina induz o sistema imune a produzir anticorpos e células de defesa para combater a doença.

Tipos de imunização. Há dois tipos de imunização: Imunização ativa. Imunização passiva.

Entre as principais constatações da pesquisa está a importância da dose de reforço, já que as análises mostraram uma queda significativa nos níveis de anticorpos, entre três e seis meses após a aplicação da segunda dose de Coronavac.

Leptospirose: não existe vacina para uso humano.

A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas tornavam-se imunes à varíola.

- Documento com foto; - CPF; - Carteirinha de vacinação para 2° dose; Compartilhe!