O que é urocultura?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A urocultura é um exame realizado em laboratório, como complementação do diagnóstico de infecção urinária, normalmente causada por bactérias das espécies: Escherichia coli, Enterococcus spp., Klebsiella-Enterobacter spp., Proteus spp., Staphylococcus saprophyticus e Pseudomonas spp.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas.

Para o exame de Urocultura o frasco deverá ser estéril;
Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário (para o exame de EAS não precisa ser a primeira urina, desde que não tenha urinado por 4 horas); Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; e.

Resultado do exame de urocultura
Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes; Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

Outras bactérias que podem estar envolvidas são Staphylococcus aureus, Streptococcus dos grupos B e D, Enterococcus faecalis, Klebsiella pneumoniae, Enterobacter spp., Proteus spp.

O exame urocultura também deve ser solicitado em todos os casos com suspeita de pielonefrite e naqueles pacientes com história de infecção urinária de repetição ou resistência ao tratamento.

U. Jejum: para todas as idades, jejum mínimo necessário de 3 horas. Orientações para o cliente: colher preferencialmente no laboratório a 1a urina da manhã ou com intervalo de 2 horas entre as micções. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio.

O tempo ideal para coleta da urina após o uso de antimicrobianos (antibióticos) é de 48 horas. Não é necessário estar em jejum para realizar o exame. O resultado da Urocultura sai em até 3 dias úteis.

Urocultura ou cultura de urina
Para realizá-lo, é necessário fornecer uma amostra de urina — sempre que possível, a primeira da manhã — em um frasco estéril.

Uma vez dentro da bexiga, a urina é eliminada através da uretra. As bactérias na bexiga provocam a infecção, que poderá chegar até os rins e se espalhar por todo o corpo se não for tratada de forma adequada. A doença bacteriana pode atingir pessoas de todas as idades e sexos.

Alterações na composição
Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.

O resultado negativo indica que não foram observados microrganismos causadores de doenças na urina do paciente. O resultado positivo mostra o crescimento de um microrganismo causador de doença. Dependendo da quantidade de bactérias encontrada e da presença de sintomas, o paciente deverá receber tratamento.

A chamada Pielonefrite ocorre quando a infecção chega aos rins, tornando-se a variação mais preocupante da infecção urinária, podendo levar a uma infecção generalizada e até mesmo o óbito do paciente.