O que é uma redação escolar?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

A dissertação escolar é um gênero textual que constrói uma opinião em torno de uma questão proposta. Geralmente, é produzida no contexto escolar por alunos do Ensino Médio. O aprendiz escreve atendendo a uma solicitação do professor, a fim de melhorar sua capacidade argumentativa.

  1. Reflita sobre o tema da redação. Reflita sobre o tema que está sendo proposto. ...
  2. Desenvolva as ideias iniciais. Depois de ter organizado as suas ideias no passo anterior, o momento de escrever o seu texto se torna muito mais fácil. ...
  3. Estruture a sua redação. ...
  4. Utilize conectivos e seja coerente. ...
  5. Revise o que escreveu.

As partes da redação

  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão. Mas como se dá cada uma delas? ...
  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão. Concluir é acabar, finalizar.

Como escolher o tema da redação
O ideal é falar sobre trabalho – sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua. É importante escolher um assunto que você conheça bem e, se possível, possa expor alguma experiência pessoal.

Quais são os principais tipos de redação?

  • Dissertativa. A dissertação é um modelo de texto que serve para expor ideias e pontos de vista sobre um determinado tema — nos vestibulares, esse tema normalmente envolve algo relevante para a sociedade. ...
  • Narrativa. ...
  • Descritiva. ...
  • Introdução. ...
  • Desenvolvimento. ...
  • Conclusão.

No início do seu texto, você apresentou o seu ponto de vista do assunto. Agora, na conclusão, é hora de retomar a sua tese e ressaltar a ideia principal que você desenvolveu ao longo da redação. Você pode até fazer um resumo do que foi tratado, mas fique atento à quantidade de texto que está escrevendo.

Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”

entre 7 e 30 linhas

A redação na prova do Enem deve ter entre 7 e 30 linhas. Qualquer texto que não cumpra com esse limite será zerado pelo corretor. Para alguns especialistas, o ideal é que o texto definitivo fique com um número de linhas acima de 20. Este espaço é suficiente para aprofundar o mínimo necessário as suas argumentações.

6 dicas para escrever sua redação mais rápido

  1. Cronometre seu tempo. ...
  2. Observe as partes nas quais possui mais dificuldade. ...
  3. Estabeleça sua estratégia argumentativa. ...
  4. A princípio, não se atenha aos mínimos detalhes. ...
  5. Grave um roteiro de produção textual. ...
  6. Fique por dentro do maior número possível de dicas.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Esses termos são usados para conectar frases, orações, expressões ou parágrafos.

  • De acordo com.
  • Por outro lado.
  • Em síntese.
  • Antes de mais nada.
  • Sob o mesmo ponto de vista.
  • Ademais.

Início, meio e fim. É fundamental que o texto seja dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas.

A frase tema da redação do Enem é aquela que aparece na parte da “Proposta de redação” da prova, logo depois dos textos motivadores, e apresenta uma situação-problema, ou seja, uma questão social, ou de um direito não respeitado, por exemplo, que deve servir de mote para a reflexão do vestibulando.

A redação é o ato de produzir um determinado texto escrito. Ela pode ser dividida em quatro tipos: dissertativa, descritiva, narrativa e informativa. O ato de escrever é uma atividade cotidiana, desde um simples bilhete a uma prova de concurso. A redação é o ato de escrever, isto é, produzir um texto escrito.