O que é uma propaganda indireta?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O Marketing Indireto se baseia na divulgação de uma marca, empresa, produto ou serviço de maneira sutil, geralmente fora de um contexto publicitário. É muito comum em filmes, livres, programas de televisão, jogos e eventos.

Outra forma indireta de divulgação é por meio do entretenimento audiovisual, como filme, clipes, novelas, entre outros.

Enquanto o marketing direto envolve a comunicação com clientes e clientes potenciais de uma maneira individual, o marketing indireto envolve todas as técnicas de marketing que são transmitidas para o público aleatoriamente.

Como utilizar o marketing indireto na sua empresa?

  1. Conheça o público-alvo. Assim como no marketing direto e no digital, não se pode esperar retorno de uma ação sem antes conhecer bem onde está o público da sua marca. ...
  2. Saiba onde o cliente está ...
  3. Escolha a mídia adequada.

Conheça a seguir quais são os 3 modelos principais:

  1. Propagandas comerciais. De forma geral, as propagandas comerciais tem como objetivo final convencer o cliente sobre a compra de um determinado produto ou serviço. ...
  2. Propagandas institucionais. ...
  3. Propagandas governamentais.

O marketing indireto surgiu como um contraponto das campanhas tradicionais de marketing direto convencional. Muitas vezes o consumidor cria uma resistência às campanhas apelativas devido ao volume de anúncios que é impactado diariamente.

Além dos brindes, dos folhetos, do telemarketing e da mala direta, as duas principais formas de se fazer marketing direto, principalmente no caso de soluções mais complexas, são através do cold mailing e do cold calling (2.0).

E-mails, anúncios online, folhetos, mala direta, jornais, publicidade ao ar livre, mensagens de texto enviadas pelo celular, anúncios em revistas, cupons, brindes, telemarketing, websites e até mesmo distribuição de catálogos, são algumas estratégias usadas no marketing direto.

Ao utilizar essa estratégia, o profissional torna-se o responsável pela procura de potenciais clientes e pela venda dos produtos. Cabe a ele construir um bom relacionamento que garanta a fidelização e expansão dos negócios. Algumas empresas que optam por esse tipo de marketing direto são a Avon, Natura e Mary Kay.

Qual a função do marketing indireto? O principal objetivo do marketing indireto para as empresas é consolidar alguma autoridade sobre a marca. Você até pode usar dessa estratégia para expor uma marca que não seja tão conhecida, mas o que mais gera retorno, são as exposições de marcas já ouvidas no mercado.

Propaganda direta: envio ao consumidor de anúncios de diversas naturezas, como brochuras, cupons que dão direito a descontos, amostras, cartas que aparentam ser personalizadas ou catálogos.

As partes de um anúncio: 1- Texto não verbal: imagem que tenha relação com o anúncio; 2- Título: uma frase de efeito; 3- Texto publicitário: texto verbal que dá informações sobre o produto; 4- Logotipo: desenho que simboliza a marca do produto; 5- Slogan: frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no ...

As melhores propagandas são aqueles que, além de criativas, transmitem algo valioso para quem as vê, podendo ser, por exemplo, uma mensagem de esperança, de mudança ou de reflexão. Essas são as que ficam fixadas por mais tempo na cabeça das pessoas.