O que é uma pergunta retórica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Uma pergunta retórica é um enunciado interrogativo para o qual o falante não espera uma resposta. Em outras palavras, trata-se de uma declaração que tem a forma de uma pergunta.

Em outras palavras, trata-se de uma declaração que tem a forma de uma pergunta. Por exemplo, em "Você acha que eu nasci ontem?", não se pretende saber se o interlocutor acha que "sim" ou "não", mas enfatizar que o falante não é ingênuo (isto é, não "nasceu ontem").

O que é Pergunta retórica:
A pessoa que faz uma pergunta retórica já sabe a resposta do questionamento feito, visando ajudar o destinatário da interrogação a refletir ou a entender determinado tema, assunto ou situação. A pergunta retórica pode possuir um caráter de ironia ou sarcasmo.

Além disso, o ponto de interrogação pode indicar uma falsa dúvida, uma pergunta feita de maneira irônica ou uma pergunta retórica. Lembre-se de que sua função é transmitir a entonação. Veja este exemplo: “E você não acha que eu já sabia disso?

Nesses casos, devemos utilizar a expressão por que. ex: Gostaria de saber por que você não veio ontem. Vale relembrar que, por que (separado e sem acento) significa por qual motivo. Vejamos como fica essa substituição na frase do exemplo acima.

Aristóteles, na obra Arte Retórica, pretendeu apresentar uma techné, a qual visava examinar o que era persuasivo para vários tipos de indivíduos, pois, a retórica é a faculdade de considerar o que pode ser apropriado para persuadir. Podem ser identificadas três categorias principais: O logos, o Ethos e o Páthos.

- Adapte sua fala (e sua argumentação) ao público
Uma das definições de retórica é a que a considera como a competência de adaptar um discurso a um público específico, logrando selecionar as melhores estratégias para dialogar com esse público e, no fim das contas, convencê-lo sobre algo.

Uma pergunta capciosa faz uma suposição sobre o respondente que o força a dar uma resposta sobre algo com o qual ele não concorda ou não conhece.

Seja objetivo e use uma linguagem direta. O entrevistado precisa entender exatamente o que você perguntou. Qualquer ruído que possa haver entre a leitura da pergunta e a ação de resposta prejudica o entendimento e impacta no que é relatado.

Existem, segundo Aristóteles, três géneros de discurso retórico: o deliberativo, o judicial e o epidíctico. Cada um destes géneros tem características específicas que ajudam a caracterizá-los e, ao mesmo tempo, a distingui-los uns dos outros.

Em seu livro “Retórica”, Aristóteles estabelece três tipos para essa arte: forense, demonstrativa e deliberativa.

As figuras de palavras referem-se à sonoridade do discurso (ritmo, aliteração, paranomásia, antanáclase); as figuras de sentido ou significação destinam-se à mudança de sentido das palavras, empregando-se termos que não lhes são habituais (metáfora, metonímia, sinédoque, hipálage, enálage, oxímoro, hipérbole); as ...

Retórica é uma palavra com origem no termo grego rhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção. A retórica é uma área relacionada com a oratória e dialética, e remete para um grupo de normas que fazem com que um orador comunique com eloquência.

Pergunta retórica
Uma maneira sutil de argumentar é, após a exposição de um fato, lançar uma pergunta retórica que convide o leitor a refletir. Ex: O brasileiro foi às ruas exigir uma mudança, gritar e protestar pelo fim da corrupção, porém, agora que seus direitos estão sendo violados, o povo permanece em silêncio.

Dica fácil: Se tiver dúvida, substitua a palavra por pois, visto que, já que, uma vez que. Se inverter a ordem, é possível substituir por como: Como não concordava com as mudanças, o diretor deixou o cargo. A forma “por que” é um advérbio interrogativo de causa e é usada quando pedimos por uma causa ou motivo.

Górgias (480/378 a.C.) nasceu em na colônia grega de Leotinos, na Sicília e teria vivido mais de cem anos e morrido na cidade de Larissa.