O que é uma paródia exemplo?

Perguntado por: etrindade3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

A paródia é maioritariamente utilizada com finalidade jocosa e satírica. Assim, sendo engraçada e crítica, promove não só um momento de fruição, mas também de reflexão. Exemplos de paródia: Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé.

A paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticos, humorísticos e críticos.

Principais características

  • Paródia verbal: ocorre a alteração de uma ou outra palavra do texto.
  • Paródia formal: em que o estilo e os efeitos técnicos de um escritor são usados para promover zombaria.
  • Paródia temática: em que se faz a caricatura da forma e do espírito de um autor.

Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma sarcasmo e ironia.

substantivo feminino Imitação irônica, jocosa; obra que imita outra, com o propósito de satirizar ou ridicularizar seu conteúdo: seu filme será uma paródia da vida americana. Qualquer imitação cômica, caricata, que causa riso ou zombaria: com sua paródia, o autor mostra o ridículo da condição humana.

Para fazer uma boa paródia você precisa formar frases que se encaixem perfeitamente na composição verdadeira. O objetivo deste trabalho foi integrar mídias diversas do ambiente escolar à leitura, à escrita e à produção de textos, utilizando a paródia como recurso intertextual.

Podemos encontrar paródias em qualquer meio de comunicação, seja na literatura, na televisão, ou até mesmo nas redes sociais. À primeira vista, uma paródia pode parecer uma ofensa ao Direito Autoral, já que o parodista está se apropriando de uma obra que já existe.

A característica mais marcante de uma paródia com certeza é a intertextualidade, ou seja, a criação de um texto a partir de outro já existente. Também possui forte intratextualidade, isto é, usa referências de outra obra para dar origem a um novo trabalho. Uma obra é usada como base realizando então alterações.

A paródia pode ser definida como um gênero textual que possui em sua essência o processo de intertextualidade. Tal processo ocorre quando, “[...] um texto, está inserido em outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade” (KOCH; ELIAS, 2011, p.

Diferença entre Paráfrase e Paródia
Enquanto que a paráfrase usa da intertextualidade para exemplificar a ideia central do conteúdo original a partir de outras palavras, a paródia tem a intenção de recriar o texto original a partir de um ponto de vista crítico, irônico, cômico ou satírico.

Inicialmente, a paródia surgiu como um gênero de composição literária no século XVI, tendo como principais representantes alguns compositores italianos. O que é metateatro? Além de cômico, elas também são carregadas de um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra, através de textos ou imagens.