O que é uma Kiumba?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Quiumba ou Quiumbanda (também escrito Kiumba ou Kiumbanda) é um conceito religioso presente na Umbanda, que basicamente significa espírito sem luz. Espíritos que por algum razão não encontraram seu caminho e mantêm-se presos à terra como espíritos obsessores devido atrasos em sua evolução.

Egum nada mais é que uma pessoa que desencarnou, virou um espírito e é qualquer espírito, o seu Exu é um egum, o caboclo é um egum, é a sua vozinha que faleceu, é um egum. Todo e qualquer espírito é um egum. O kyumba. também é um espírito de uma pessoa que desencarnou, porém é sim um sinônimo de uma coisa ruim.

Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros. “Nos terreiros, esses grupos se converteram em Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Mirins, Pomba-Giras e Exus, respectivamente”.

Vimos também que o Egum é o antepassado masculino, importante para a família que, de acordo com a tradição e só depois de disciplinado, recebe a roupa ritual e torna-se um Babá-Egum (pai do Egum).

"A arruda e o guiné são ervas de descarrego utilizadas para limpeza espiritual, proteção e cura energética. São conhecidas por criar um campo de força que protege contras as más energias. O manjericão e o alecrim são ervas mornas, responsáveis pela renovação, pelo equilíbrio e por restaurar nosso corpo energético.

Veja abaixo alguns dos sinais mais comuns e recorrentes que podem indicar obsessão espiritual: Falta de paciência: sentimento repentino e intenso de irritação e intolerância. Você explode fácil e não consegue se controlar. Irritação: você sente irritação com mais frequência, aparentemente tudo começa a lhe aborrecer.

Márcia Fernandes explica que o encosto acontece com pessoas que não aceitam a passagem, a evolução normal da vida. Ao contrário do obsessor, que é atraído pelo seu malfeitor.

Relativo a vesânia ou perturbação mental.

"Em nome de Deus todo poderoso, que os maus espíritos se afastem de mim e que os bons me sirvam de proteção contra eles!

Quanto à contribuição portuguesa, os mesmos eguns gostam de arroz (co- zido com galinha). A Bará e a Ossanhe se oferece também lingüiça; e certos tem- plos acrescentam feijões pretos crus ao opete - um bolinho de batata cozida - apreciado por Xangô.

Suas presença é rigorosamente controlada pelos Ojé (sacerdotes do culto) e ninguém pode se aproximar deles.

Banho de descarrego com sal grosso

  • 1 pacote de sal grosso;
  • 1 recipiente grande, cerca de 10 litros, de água morna;
  • 1 vela branca;
  • 3 incensos;
  • 1 toalha (de preferência branca).

Há diversos banhos de descarrego muito bons contra encosto, por exemplo: banho de anil, banho de sal grosso e banho de pipoca. Todos eles limpam nossa alma de energias negativas, pois quanto mais estivermos carregados, prezas mais fáceis seremos para esses seres.

Banho de descarrego
Em uma vasilha, coloque um litro de água fervida, cinco folhas de laranjeira, duas folhas de manjericão, um punhado de erva-cidreira e duas rosas brancas. Deixe a mistura amornar, coe e adicione um punhado de sal grosso. Despeje a mistura no seu corpo, do pescoço para baixo.

Orar diariamente o Salmo 66 dentro de casa, ele é o mais forte para combater qualquer entidade negativa e limpar espiritualmente um ambiente. Invista em uma atividade prazerosa para sua vida, descanse seu corpo e sua mente. Sempre que possível, pratique a caridade.