O que acontece com a mente de uma pessoa em coma?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

“Então, o paciente não tem percepção do meio ambiente, não tem nível de consciência, não sente dor, não tem percepção sobre si mesmo. Ele tem um quadro de sono profundo e não tem nenhuma percepção”, afirma. O paciente também não sonha.

A recuperação de uma pessoa no estado de coma varia conforme a gravidade da lesão sofrida. Alguns casos não duram mais do que duas a quatro semanas, outros são irreversíveis. Alguns pacientes, quando saem do coma, entram no chamado estado vegetativo.

O coma, também conhecido como estado vegetativo persistente, é um estado profundo de inconsciência. No coma não há respostas intencionais a estímulos internos ou externos, embora possam estar presentes respostas não intencionais a estímulos dolorosos e reflexos do tronco cerebral.

Infelizmente, não há um tratamento específico para fazer com que alguém retorne do coma. "O tratamento é resolver o que causou o coma, se for o AVC, desentupir a artéria. Mas tratamento para o coma não existe, cuidamos da saúde de forma geral e aguardamos as evoluções", explica Sampaio.

No caso de uma pessoa acordar, ela provavelmente terá sequelas como dificuldade de se locomover e se comunicar, além de deficiência visual. Mas tudo varia conforme o motivo que levou ao coma.

Como fazer:
Estimular o contato físico dos membros da família, como o toque nas mãos, possibilidade de hidratação dos pés/mãos do paciente com massagem estimulante, toques no rosto, áudios de pessoas importantes e que não podem ter acesso ao hospital.

A classificação varia de 3 a 15 pontos, a pontuação mínima (3 pontos) é dada quando o paciente não responde a nenhum estímulo (coma profundo), e a máxima (15 pontos), em pacientes que não apresentam alteração alguma em seu estado de consciência.

Coma é a ausência de resposta em que o paciente não pode ser despertado e em que os olhos do paciente permanecem fechados.

Para diferenciar o coma de uma perda de consciência transitória, como um desmaio, deve-se observar a inconsciência por mais de uma hora. Geralmente o coma é reversível, e os pacientes tendem a recuperar sua percepção de mundo e de si mesmo após algumas semanas.

Estar doente, particularmente quando envolver tomar medicamentos para dor ou ansiedade, pode tornar qualquer pessoa confusa. O ambiente hospitalar aumenta o problema. Lá, o paciente deixa seus pertences pessoais e suas roupas, marcas da sua identidade, para usar uma roupa de hospital.

As pessoas em estado vegetativo conseguem abrir os olhos, mas não conseguem falar ou fazer coisas que requeiram pensamento ou intenção consciente, e não têm consciência de si próprias nem de seu ambiente.

Pessoas que estão no chamado estado vegetativo podem abrir e até mover os olhos. Podem sorrir, agarrar a mão de alguém, chorar, gemer e grunhir. Mas não conseguem reagir a um ruído repentino ou entender o que é dito à sua volta.

Habitualmente o paciente fica inconsciente e necessita de suporte ventilatório, para manutenção da vida, pois o paciente perde a capacidade de movimentação dos músculos que envolvem a função da respiração.