Quando você sente a presença de alguém?

Perguntado por: isales . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Sentir a presença de “alguém” não significa que você está enlouquecendo. Esse fenômeno pode ocorrer em determinadas situações da vida, como o cansaço físico ou a solidão extrema.

A sensação de se estar próximo a uma "presença-fantasma" – de que há alguém por perto quando não há ninguém – se origina em uma parte do cérebro, segundo um estudo recente divulgado na publicação científica Current Biology.

A sensação, segundo psicólogo ouvido pela reportagem, seria uma espécie de estratégia de defesa diante de uma possível ameaça. Além disso, seres humanos seriam muito sensíveis aos olhares alheios porque nossa sobrevivência ao longo do tempo dependeu muito de nossa cooperação e coordenação com outros indivíduos.

Apesar de parecer algo comum, esse pode ser um sintoma de transtorno mental. Isso porque esse perfil psicológico leva ao isolamento. Afinal, a falsa crença de que sempre tem alguém comentando, perseguindo, rindo ou olhando causa um sentimento de desconfiança exagerado.

Esses episódios ocorrem durante o sono, ou quando a pessoa está prestes a dormir. Na maioria dos casos, não há motivos para se preocupar, pois é uma reação fisiológica (ou seja, natural do corpo) e que não prejudica o bem-estar ou a qualidade de vida do paciente.

Ter presença consiste em enfrentar seus maiores desafios sem medo, sem ansiedade e sair deles sem arrependimentos. O certo é que convencemos por nossa presença. Na verdade o entusiasmo com autoconfiança é um indicador impressionante útil de sucesso.

O Espiritismo ensina que é possível a manifestação de um Espírito encarnado através de um médium, se ele estiver em um estado alterado de consciência, como no sono. Porém, recentemente, a possibilidade disso também ocorrer caso o encarnado esteja em estado de vigília se tornou uma questão controversa.

Em geral, esse sentimento ocorre com um indivíduo que acabamos de conhecer, e pode estar associado a um mecanismo de defesa: é provável que a pessoa em questão desperte a lembrança de algo ou alguém, causando uma sensação de desconforto.

A paralisia do sono também pode estar relacionada a doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, depressão e síndrome do pânico. O fenômeno é muito comum em indivíduos que possuem narcolepsia, transtorno no qual a pessoa tem sonolência intensa ao longo do dia, mesmo que tenha dormido bem durante a noite.

Serenidade, tranquilidade de ânimo; imperturbabilidade. Origem etimológica:latim presentia, -ae.

Vai ouvir passos ao seu redor, barulhos dentro da sua casa quando está só e até ver vultos ao seu redor, especialmente quando estiver dormindo. Dores. Dores de cabeça que vão e vem. Dores que aparecem no seu corpo, de forma intensa e sem razão aparente e que nenhum médico vê razão para ela aparecer.