Quem protege no candomblé?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O ojá é peça que se presta a sacralizar e a proteger uma variedade de corpos do Candomblé: humanos, divindades, tambores e árvores.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais. Ossanha/Ossaim: orixá das ervas e das folhas - o médico da floresta. Obá: orixá que movimenta a roda da vida. Xapanã: orixá que controla as doenças, as epidemias e protege os enfermos.

Conheça mais sobre sua história, arquétipo e simbologia! Exú e Pomba Gira são Orixás que protegem. Regem a comunicação, poder pessoal e dádivas.

Assim como Iemanjá, muitos outras divindades de origem africana, como Oxum, Xangô, Oxalá, Oxóssi e Exu, passaram a fazer parte da vida de todos nós, e não apenas dos adeptos do candomblé ou da umbanda, outra religião afro-brasileira.

De acordo com o blog Sete Porteiras, elementos como chaves, giz branco, ervas, azeite, correntes, amuletos, orações, velas, água, conchas, correntes de aço e alho são normalmente usados. Cada chefe de terreiro tem sua própria maneira particular de manipular os elementos físicos voltados para a proteção astral.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

Xangô é o orixá da justiça e dos raios nas religiões de matriz africana no Brasil. É considerado um orixá jovem, forte, ágil, bondoso e justo.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

Ogum. Os elementos terra e fogo compõem o orixá Ogum, cuja constituição é atlética e viril, porém carregada de agressividade e mau humor.

A presença dos anjos, arcanjos, santos, orixás e divindades trazem uma sensação de proteção a casa, família e lar.