Como a ayahuasca cura?

Perguntado por: lmorais8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A ayahuasca contém DMT (Dimetiltriptamina), harmalina e harmina, substâncias que aumentam os níveis de serotonina no organismo, ajudando a melhorar o humor e o bem estar e podendo, por isso, ser usada também para o tratamento de ansiedade, depressão e estresse pós traumático.

Entre as ações fisio-imunológicas da ayahuasca está o aumento da produção das chamadas células Natural Killers (NK), responsáveis por combater parasitas e células cancerosas. O uso regular do chá já chegou a apresentar resultados de remissão de cânceres, bem como outros problemas de mesma gravidade.

Efeitos da ayahuasca
“Do ponto de vista farmacológico, ela é classificada como um alucinógeno psicodélico, ou seja, são substâncias que podem produzir mudanças intensas em questão de percepções, emoções e consciência”, conta.

Publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o estudo revela que o princípio ativo induz a um aumento do estado de conectividade em todo o cérebro (hiperconectividade), através dos neurônios, envolvendo até mesmo áreas normalmente distantes.

O elevado número de sinapses causa uma atividade cerebral muito mais acelerada e expande a consciência. Por consequência, a DMT provoca mudanças no corpo todo. São diversos os efeitos colaterais possíveis, que afetam boa parte dos usuários: vômito, mal-estar, diarreia e alterações emocionais significativas.

Os efeitos aparecem de 30 a 45 minutos, aproximadamente, e podem durar até quatro horas (Mckenna et al., 1998). As b-carbolinas têm propriedades alucinógenas (Cazenave, 1996) e, portanto, contribuem para a atividade da bebida Ayahuasca.

De acordo com o pesquisador, os efeitos da Ayahuasca duram cerca de quatro horas e o chá indígena não causa dependência. “Assim como qualquer substância, a Ayahuasca não é para todo mundo", pondera.

Os efeitos colaterais com o uso de ayahuasca variam de pessoa para pessoa e podem incluir vômitos, náuseas, sensação de frio ou calor e diarreia, que podem surgir logo após beber o chá ou algumas horas depois.

“Em todas as tradições da ayahuasca da América do Sul de que conheço, a purgação é considerada um tipo de limpeza física e espiritual, e não é compreendida como um efeito adverso indesejado.” Muitas pessoas ainda acreditam que a causa do vômito tem fundo emocional, mesmo quando há ciência por trás do acontecimento.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.