Quem tem ansiedade pode tomar ayahuasca?

Perguntado por: rmoreira5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.

A liberação impõe algumas regras: pessoas que estão sob efeito de outras drogas e álcool não podem consumir o chá. Além disso, quem tem histórico de doenças mentais também não pode fazer uso da substância.

A ayahuasca deve ser evitada com outros agentes serotoninérgicos, por exemplo, antidepressivos tricíclicos, inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina, trazodona e erva de são joão.

'Uma pessoa com transtorno mental pode provar ayahuasca para fins espirituais, desde que seu psiquiatra autorize', diz pesquisador.

O elevado número de sinapses causa uma atividade cerebral muito mais acelerada e expande a consciência. Por consequência, a DMT provoca mudanças no corpo todo. São diversos os efeitos colaterais possíveis, que afetam boa parte dos usuários: vômito, mal-estar, diarreia e alterações emocionais significativas.

Abdicar de substâncias como cafeína, álcool e açúcar pode reduzir seus níveis de serotonina, o que por sua vez levaria a um aumento maior deste neurotransmissor ao ingerir ayahuasca, proporcionando assim uma experiência de maior intensidade, disse Keatley.

A ayahuasca pode gerar vômitos, diarreia, paranoia e pânico, mas esses são efeitos temporários. Em alguns casos, o chá pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, as substâncias da bebida podem interagir perigosamente com muitos medicamentos.

Especialistas ouvidos pelo site de VEJA explicam que a substância é alucinógena e, como qualquer outra droga com esse efeito, pode causar distúrbios psiquiátricos permanentes e até matar. Recentemente, Brita Brazil e Nizo Neto – filho de Chico Anysio – atribuíram a morte do filho Rian Brito ao chá de ayahuasca.

Tal bebida é conhecida como o elo entre o mundo dos vivos e dos mortos ou mundo dos espíritos. Os Yaminawá imaginam a pessoa em três partes: o corpo, a consciência e o espírito. O shori, nome dado à bebida, possibilita o acesso ao mundo espiritual.

“Em todas as tradições da ayahuasca da América do Sul de que conheço, a purgação é considerada um tipo de limpeza física e espiritual, e não é compreendida como um efeito adverso indesejado.” Muitas pessoas ainda acreditam que a causa do vômito tem fundo emocional, mesmo quando há ciência por trás do acontecimento.

Confira a seguir.

  1. 1 – Tenha em mente que a crise é momentânea e vai passar. ...
  2. 2 – Concentre-se na sua respiração. ...
  3. 3 – Com a ajuda dos sentidos, observe o seu redor. ...
  4. 4 – Feche os olhos e imagine um lugar que te traga felicidade. ...
  5. 5 – Passada a crise de pânico, procure a ajuda de um profissional.

Medicação para tratar a síndrome do pânico

  • fluoxetina;
  • sertralina;
  • paroxetina;
  • citalopram.

Pratique exercícios de relaxamento, como alongamentos, yoga, respiração profunda e relaxamento muscular. Pratique exercícios físicos regularmente, principalmente atividades aeróbicas; Vá dormir cedo e descanse. Horas regulares de sono podem ajudar a controlar o medo e a ansiedade.