Quanto tempo leva para uma pessoa se afogar?

Perguntado por: egodinho3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Tripolli enfatiza que a insuficiência respiratória por afogamento pode acontecer de 4 a 6 horas depois do acidente. “A pessoa pode entrar em insuficiência respiratória devagar. Ela pode estar sozinha depois e não dar tempo de ser socorrida”, alerta.

O processo de afogamento até uma parada cardíaca geralmente ocorre de segundos a alguns minutos.

Quando inalada para os pulmões, ela passa para a corrente sanguínea imediatamente e dilui o sangue, levando à insuficiência do órgão. Tudo isso pode demorar não mais do que 3 minutos para acontecer e levar a vítima à morte.

Durante o afogamento, o corpo fica privado de oxigênio, o que pode danificar os órgãos, particularmente o cérebro. Os médicos avaliam a pessoa quanto a privação de oxigênio e problemas que muitas vezes acompanham o afogamento (como lesões da medula espinhal causadas pelo mergulho).

A sobrevivência pode ser possível em submersão em água fria com > 1 hora de duração, especialmente entre crianças; portanto, mesmo pacientes em submersão prolongada são vigorosamente reanimados.

O afogamento secundário costuma acontecer quando a água entra nos pulmões e fica ali. Podemos reanimar à pessoa, mas essa água é líquido armazenado que se converte pouco a pouco em um edema pulmonar. Esse edema não implica nenhum problema no começo, mas depois de horas ou dias, pode causar a morte.

O primário é aquele em que não existem indícios que justifiquem o afogamento. Já o afogamento secundário é aquele que apresenta uma causa que impediu a vítima de se manter na superfície da água, como uso de substâncias como álcool e problemas cardíacos.

Daí para o corpo inflar e emergir são, no máximo, 72 horas.

Quase-afogamento: Episódio de suficiente gravidade após submersão que exige atenção médica a vítima que pode evoluir com alguma morbi-mortalidade.

O que acontece com o organismo durante o afogamento
Esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo para que a água não inunde os pulmões. 2- Depois de alguns minutos, a laringe relaxa e a pessoa involuntariamente respira debaixo d´àgua, aspirando e engolindo grande quantidade de água.

Inchaço. Com a morte, as bactérias que vivem nas vísceras fogem do controle e começam a se reproduzir e consumir o corpo. Um estudo de 2014 descobriu que leva 58 horas para elas se espalharem pelo corpo, indo até o fígado, baço, coração e cérebro. Disso derivam gases, que causam um inchaço no abdômen.

Morrer no mar é, em muitos casos, perder o corpo, não voltar. Realizar uma demarcação espacial e conceder ao morto um novo lugar para habitar através da estela funerária. O “corpo se perde entre as ondas”, como já cantavam os antigos aedos e rapsodos.

Rios são mais perigosos que o mar devido aos seguintes motivos. Brinque com segurança em rios depois de entender completamente os perigos.