É possível chegar à velhice com todos os dentes?

Perguntado por: icortes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Acompanhe! Por que os idosos perdem os dentes? É normal que os dentes de leite caiam na infância, mas os permanentes existem para ficar na boca durante toda a vida. Por isso, ao contrário do que se diz na cultura popular, a perda de dentes não é um processo natural em decorrência do envelhecimento.

Apesar da boca seca e da retração das gengivas, muitos idosos têm os dentes preservados, principalmente pessoas que não desenvolveram cáries ou doença periodontal. As pessoas mais idosas que perdem parte ou a totalidade dos seus dentes provavelmente precisarão de dentaduras.

Os dentes não têm data de validade. Isso mesmo, com exceção dos dentes de leite que começam a cair por volta dos seis anos, os dentes foram feitos para permanecerem na boca durante toda a vida.

Ao longo da vida, com alimentação e até escovação, há um desgaste do esmalte. Isso acaba gerando uma maior exposição do dente, resultando em um amarelamento da dentina. Esse processo é característico de pessoas com mais idade.

A prevenção mais eficaz é cuidar corretamente da higiene bucal. Adotar uma higienização completa e regular é a melhor forma de evitar que as doenças atinjam a sua boa e provoquem a perda dentária.

A ausência de um ou mais dentes prejudica significativamente a capacidade de mastigar e digerir os alimentos. Também gera consequências sociais, psicológicas e emocionais que impactam a qualidade de vida, a autoimagem e a autoestima.

A perda de dentes faz com que o corpo inicie o processo de reabsorção, onde o osso acaba ficando mais fraco. Além disso, a cavidade da gengiva fica exposta, aumento a sensibilidade e possibilidades de desenvolver doenças periodontais.

As crianças geralmente perdem o seu primeiro dente por volta da idade de 6 ou 7, e eles perdem o último dente, que é o segundo molar, com a idade de 12 ou 13 anos. Um dente pode levar alguns dias, ou mesmo até alguns meses, para cair depois de você ou seu filho terem percebido que ele está mole.

Os primeiros dentinhos começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa forma, é comum que os primeiros dentes a cair sejam os dentes da frente, já que esses são os primeiros dentes a aparecer na maior parte das crianças.

Pode sim. Com o tratamento adequado, é possível estabilizar o quadro de mobilidade. Ele é feito por meio de acompanhamento radiográfico e a conduta do cirurgião dentista é bem importante, mas depende do tipo e causa do trauma. Em geral, a estabilização leva cerca de duas semanas e é acompanhada a cada três meses.

Com relação ao tratamento, no caso do dente mole, o primeiro esforço é no sentido de estabilizar o dente, o que pode ser feito com o uso de uma contenção flexível. O tratamento leva, em média, duas semanas, tempo necessário para os ligamentos de curarem.

Motivos que levam a perda dentária
“Dentre as inúmeras causas, podemos citar a evolução da cárie, traumas, anodontia (ausência congênita dos dentes) e a doença periodontal”, esclarece. Esses fatores podem acontecer devido a uma série de motivos.

As novas gerações vão chegar à terceira idade com todos os dentes, pois há muitas intervenções eficazes e que vão garantir a longevidade da boca.” Kriger acredita que os idosos têm se preocupado mais com a saúde bucal e ido mais aos dentistas em busca de minimizar problemas.

Quais são os sinais de alerta da perda de dentes?

  1. sensibilidade excessiva;
  2. sangramentos na gengiva;
  3. mau hálito recorrente;
  4. retração das gengivas;
  5. mobilidade do dente;
  6. dor durante a escovação.

usa dentadura, é possível sim fazer o implante. dentário. No entanto, é necessário que o paciente tenha.