O que o senhor quer dizer em Isaías 22?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Saber discernir os tempo sé algo que o cristão desenvolve no tempo que investe a sós com Deus e com experiência. Em Isaías 22, o Senhor faz uma advertência contra o Vale da Visão, em Judá. As cidades fortes da nação seriam tomadas e ela ficaria vulnerável.

O livro de Isaías foi escrito em uma época de grande iniquidade e apostasia e aborda tanto acontecimentos dos dias de Isaías como acontecimentos futuros. Talvez a parte mais importante desse livro seja o testemunho de Isaías de que Jesus é o Cristo, o Santo de Israel e o Messias prometido.

A mensagem do profeta Isaías é que o SENHOR coloca, o SENHOR tira. O pior dos administradores, Sebna, administra enquanto o SENHOR permite. O melhor dos administradores, Eliaquim, administra enquanto o SENHOR permite. Não coloque a sua confiança no administrador.

Poder humano é limitado pela morte. Quando o sopro de um tirano acaba, também acaba seu poder. Uma vez que a vida de uma pessoa má acaba, tudo que resta é o mal. Nossa confiança deve ser no Yahweh Sabaoth, o Senhor Deus dos exércitos celestiais.

A resposta de Isaías à visão
Isaías havia pronunciado desgraças (ameaças de julgamento) sobre a nação, mas agora dizendo Ai de mim! Ele percebeu que estava sujeito ao mesmo julgamento. Isso porque ele era impuro. Quando estamos diante da pureza da santidade de Deus, a impureza do pecado humano é ainda mais evidente.

Isaías 22. Quem somos? Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias formam uma comunidade diversificada de pessoas em todo o mundo que têm fé em Deus e em Seu Filho, Jesus Cristo.

Palavras-chave do livro de Isaías:
Sensibilidade à voz do Espírito, convicção, dedicação e verdade.

22 O mais pequenino se tornará mil, o menor será uma nação poderosa. Eu sou o Senhor; na hora certa farei que isso aconteça depressa.

Uivai, navios de Társis, porque já assolada está, até nela casa nenhuma ficar, e nela ninguém mais entrar; desde a terra de cQuitim lhes foi isso revelado. 2 Calai-vos, moradores da ilha, vós a quem encheram os mercadores de Sidom, navegando pelo mar.

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti.

A mensagem básica de Isaías 2:2–4 é que Sião será estabelecida quando Israel colocar o templo e suas ordenanças e lei acima de todas as coisas em sua vida. Leia Isaías 2:6–9 e aliste o que o Senhor disse que estava impedindo o povo de receber as bênçãos do templo naquela época.

O Significado do Dia do Senhor
A origem do termo “Dia do Senhor” vem da palavra hebraica Sabbath, que significa descanso. Antes da Ressurreição de Jesus Cristo, o Sabbath comemorava o dia de descanso de Deus após Ele haver terminado a Criação. Era um sinal do convênio entre Ele e Seu povo.

2 Quando passares pelas aáguas estarei contigo, e quando pelos rios, não te submergirão; quando passares pelo bfogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. 3 Porque eu sou o Senhor teu Deus, o aSanto de Israel, o teu bSalvador; dei o cEgito por teu dresgate, Etiópia e Seba em teu lugar.

O profeta denuncia o comportamento dos ricos e latifundiários, dos que vivem em grandes festas custeadas pelo trabalho dos pobres, dos que exploram o povo negando-lhe a justiça e dos que se fazem grandes e importantes vivendo em grandes banquetes (5:8-24).

Isaías prometeu que Deus enviaria luz e alegria por meio do nascimento de uma criança que quebraria o “jugo da sua carga” (Isaías 9:4) e seria chamada “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (v. 6).