Como é feita a hóstia?
A hóstia precisa ser feita de trigo, de preferência puro, com o mínimo de acréscimo de outros ingredientes, como cereais e levedura.
Quem pode dar a hóstia
A hóstia é o termo usado para o pão consagrado pelo sacerdote ordenado, o bispo em primeiro e o presbítero em segundo lugar, mas também podendo ser usado pelos diáconos. Após a consagração, a hóstia torna-se verdadeiramente o Corpo de Jesus Cristo. Na etimologia significa hostiam, que significa vítima.
Onde são fabricadas as hóstias
As hóstias distribuídas nas celebrações são fabricadas por religiosas na própria Basílica. Elas são feitas a base de água e farinha. No processo, o material é amassado e depois cortado.
Porque os católicos não bebem vinho na hora da comunhão
Então nós adotamos essa uva para a elaboração do vinho licoroso, porque é um tipo de fácil cultivo e produz em grande quantidade por área", conta o frei Djair Galvan. Para os católicos, durante a missa o vinho representa o sangue de Jesus Cristo. Por isso, a bebida não pode ser de qualquer tipo.
Qual a forma correta de receber a hóstia
Hoje deve fazer-se ao contrário, ou seja, deve pôr-se a mão esquerda sobre a direita, porque sendo o pão muito fino (hóstia pequena e pouco espessa), implica que, para o levar à boca, se lhe pegue com os dedos polegar e indicador da mão direita.
Pode mastigar a hóstia consagrada
Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário comê-lo.
Quando não pode receber a hóstia
Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).
O que acontece quando a hóstia cai no chão
Quando isso acontece, não é para se assustar e muito menos entrar em pânico, ou num escrúpulo religioso achando que a Eucaristia foi profanada. Se a hóstia vier a cair no chão, isso não significa que houve a intenção de jogar o Corpo de Cristo no chão. Neste momento, o fundamental é manter a serenidade e o respeito.
O que é hóstia verdadeira
O pão consagrado, portanto, é uma “hóstia”, aliás, a “hóstia” verdadeira, isto é, o próprio Corpo do ressuscitado, uma vez mortalmente agredido pela maldade humana, e agora vivo entre nós feito pão e vinho, entregue para ser comida e bebida: Tomai e comei!
Porque se quebra a hóstia
É o momento da Fração do Pão. No Altar, o padre pega a hóstia maior, chamada hóstia magna, e fraciona esta hóstia para viver aquilo que Cristo tanto nos ensinou. O pão é sagrado se é partilhado, e quando o pão é partilhado, ele é pão para todos. O Cristo mesmo, disse: 'Tomai todos e comei.
O que fazer com a hóstia na boca
Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário come-lo.