O que significa quando o cachorro lambe o rosto do dono?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Além de afeto, a lambidela pode ser uma demonstração de reverência. “Lambidas perto do queixo ou da boca estão relacionadas com submissão”, afirma Alexandre Rossi, zootecnista da Universidade de São Paulo e especialista em comportamento animal. “O filhote lambe o queixo da mãe para que ela regurgite comida”, diz.

A bactéria Capnocytophaga canimorsus é comum em saliva de cães, gatos e já foi encontrada até em humanos. Ela é responsável por casos de sepse (infecção com repercussões generalizadas) em pacientes. Apesar de raros, 30% dos casos de sepse por C. canimorsus são fatais.

Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.

Assim como os bebês, os filhotes também têm a necessidade de se sentir seguros e protegidos pelos pais. Por isso, eles tendem a se aconchegar mais perto dos tutores nessa fase. Outro motivo que também pode explicar por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é carência.

Como dizer eu te amo para um cachorro? 8 ótimas formas

  1. Carinho nas orelhas. ...
  2. Mantenha o contato visual. ...
  3. Ofereça petiscos e agrados. ...
  4. Durma com o seu pet. ...
  5. Abrace o seu cão. ...
  6. Passe tempo de qualidade brincando com seu pet. ...
  7. Converse com as sobrancelhas levantadas. ...
  8. Dê comida na mão para o seu pet.

Quando um cachorro te lambe, ele quer dizer que você é importante na vida dele, que faz bem estar perto de você. Claro que não pode ser nada exagerado. Aquele cachorro que lambe o tempo todo, pode denotar insegurança e carência excessiva de atenção. Mas uma lambidinha fofa é um delicioso “eu te amo”.

Dormir com bichinho faz muito bem para os tutores
Segundo estudo da University of Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, interagir com um bichinho faz com que o cérebro libere oxitocina, o hormônio do bem-estar. E isso pode ser vantajoso na hora do sono, ajudando o tutor a dormir melhor.

1A boca dos cães é mais limpa do que a dos humanos
No entanto a veterinária afirma que se uma pessoa for lambida e não tiver ferimentos na pele não há grandes riscos - ela adverte para sempre lavar a mão após ela ser lambida por um cachorro, assim evita-se levar saliva do cão à boca e pegar doenças.

É uma forma de confirmação de vínculo entre os cães, ou entre o cachorro e o ser humano. A lambida pode acontecer também como uma forma de “cheirar melhor” algum cão, pessoa ou superfície. No céu da boca do cachorro existe um órgão específico para auxiliar na captação de moléculas de cheiro.

Segundo o médico-veterinário, os animais entendem a situação na qual se encontram e notam quando seus donos decidem acabar com o sofrimento. Neste momento, os animais de estimação se sentem vulneráveis, por isso, ter seus donos ao lado é importante para acalmá-los e dizer adeus.

Sim, pode acontecer. Em uma família, sempre tem uma pessoa pela qual o pet dedica intenso afeto — em especial cães e gatos, que interagem mais com os tutores. A paixão é tanta que reflete em seu comportamento.

Ofereça uma cama bem confortável para ele (afinal, ele não vai querer dormir em uma cama desconfortável depois de dormir com você todo esse tempo). Deixe disponível uma manta ou um cobertor para ele (de preferência que tenham o seu cheiro). Por fim, tenha muita paciência!