Quais os primeiros sintomas de gravidez após a fecundação?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 26 de setembro de 2023
3.9 / 5 20 votos

Também é possível destacar, entre os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação:

  • Leves cólicas abdominais;
  • Náuseas, enjoos, vômitos e aversão a cheiros fortes;
  • Alterações no corrimento vaginal;
  • Sensibilidade e aumento dos seios;
  • Cansaço e sonolência;
  • Atraso menstrual;
  • Sangramento vaginal;
  • Dor de cabeça.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

-Dor de cabeça leve e persistente; -Seios inchados e doloridos. Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Em geral, é recomendado que o teste de gravidez seja feito posteriormente ao primeiro dia de atraso menstrual. Testes mais assertivos, como o de sangue, podem oferecer um resultado após 10 dias da relação com fecundação. Já os de farmácia, tendem a ser menos precisos, por isso são indicados após 15 dias do ato sexual.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo.

Com a nidação, ocorre uma pequena descamação da camada endometrial, resultando em um corrimento que pode ser amarronzado ou rosado, em algumas mulheres. Essa secreção pode permanecer por alguns dias, é inodora e não causa desconfortos ginecológicos, como coceira ou ardência.

Então, o tempo de espera para fazer o exame pode ser de 10 dias após a relação sexual desprotegida.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Por isso, para ter certeza, apenas o teste de gravidez pode garantir que você esteja grávida. Hoje as opções de farmácia são mais modernas e sensíveis e conseguem, com segurança, detectar a gravidez. Mas o exame de sangue também é importante para confirmar a gestação.