O que o nosso cabelo pode dizer sobre nós?

Perguntado por: acrespo5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os nossos cabelos são capazes de comunicar uma mensagem ao nosso respeito, isso por conta das linhas, formas, volumes e texturas que os compõem. Mas não apenas o tipo do nosso fio: liso, cacheado, crespo, ondulado... O corte e o penteado também comunicam mensagens distintas ao nosso respeito.

Assim como a escolha de uma roupa ou de uma maquiagem, os cortes de cabelo dizem muito sobre uma pessoa. Eles são a moldura da face e além de estar associados à beleza de uma pessoa, também representam autoestima e bem-estar.

Por exemplo: segundo os especialistas, cabelo colorido representa uma pessoa divertida, extrovertida e ousada. Se o corte de cabelo for curto ou long bob, outros elementos são adicionados aí, como uma personalidade leve, alegre e jovial.

Desde sempre, os cabelos representam parte fundamental da personalidade humana. Eles são verdadeiros símbolos de beleza, sedução e até de poder e força. O cabelo é um verdadeiro meio de expressão e pode revelar muito sobre a personalidade de cada pessoa: personalidade, idade, etnia, credo e muito mais.

SIGNIFICADO CULTURAL E RELIGIOSO DO CABELO
Quase comparável a um sexto sentido; muitos acreditam que ele pode ajudar a detectar quando outras pessoas estão mentindo, ou até permitir que preveja as coisas antes que elas aconteçam!

Você não tem motivo para abaixar a cabeça pra esse tipo de atitude. Mostre pra pessoa que tal comentário tem um viés preconceituoso, e tenha argumentos pra explicar como cabelos cacheados e crespos são minimizados na nossa sociedade. Todo tipo de cabelo é lindo e merece respeito.

Cabelos lisos:
Mulheres que têm cabelos lisos (ou optam por tê-los através de técnicas de alisamentos) passam uma imagem de praticidade, seriedade e rigidez. Isso porque, geralmente, um cabelo liso está sempre bem alinhado, o que mostra essa estrutura mais rígida, sem muito movimento.

O cabelo vai além da estética.
Ele mostra a sua personalidade, quem você é – seja curto, longo, liso, cacheado, colorido. Ele comunica e te identifica. Logo, ele também é um dos principais motivos para você se sentir bem com a sua aparência e gerar autoconfiança.

E os cabelos comunicam MUITO. Servindo de moldura pro nosso rosto, o cabelo ocupa uma área de impacto visual e se ele não estiver com um aspecto alinhado aos seus desejos de imagem, pode haver uma interferência negativa na sua imagem, a ponto de gerar um ruído na sua comunicação.

O comprimento, textura, cor afeta, totalmente, como uma pessoa se percebe. Ao longo da história, o cabelo sempre foi significativo para as mulheres. Está intimamente ligado à beleza, juventude e fertilidade.

Você sabia que o cabelo também pode conduzir energia? E não apenas energia estática, uma das responsáveis pelo frizz, mas uma energia responsável pela vitalidade do corpo. A natureza é sábia colocou todos os pelos do nosso corpo por razões específicas.

Além de representar força, beleza, feminilidade e liberdade, o cabelo evidencia sua identidade, seu estilo, seu humor, e é símbolo do empoderamento feminino.

A função principal do cabelo é estética, mas também é importante na interação social, sexualidade e diferenciação pessoal, dadas as colorações, cortes e penteados que permite. O cabelo é o artigo que mais gera publicidade no mundo. Os cabelos protegem o couro cabeludo das intemperes, frio e radiação solar.

Enquanto os eremitas deixavam crescer o cabelo como símbolo do seu abandono da vida terrena, na Igreja cristã, o cabelo era um sinónimo de liberdade e disponibilidade sexual, por isso, freiras e frades rapavam o cabelo ao mesmo tempo que formulavam os seus votos, já que com este ritual renunciavam aos prazeres e à vida ...

O destaque vai para o cabelo que simboliza vitalidade, erotismo, força física, virilidade, sedução, vaidade, virtudes e as propriedades das pessoas.

Os motivos para os cabelos ficarem eletrizados são variados, desde o contato excessivo com televisores e computadores ao uso pentes e escovas de metal, mas seu aparecimento depende de fatores como ambiente e produtos usados.